Com câmeras e novo sistema de acesso, Prefeitura irá melhorar atendimento no Pronto-Socorro Central

Para melhorar o serviço prestado à população, a Prefeitura de Itapevi realizará diversas ações no Pronto-Socorro Central em dezembro. A partir do dia 20, o equipamento público passará a ter controle de acesso, além de 20 novas câmeras de segurança e um sistema de pulseiras para organizar o fluxo de pacientes.

As medidas têm como objetivo agilizar o atendimento, regulando o acesso aos consultórios e outras áreas da unidade. Ao mesmo tempo, as ações vão garantir a segurança e a privacidade dos pacientes.

“Atualmente, não há nenhum tipo de organização e controle. Todo mundo entra e sai quando bem entende e esse não é o procedimento adequado em um ambiente hospitalar”, diz Iron Ricardo Machado Snidei, coordenador médico da Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Itapevi. “Já tivemos inclusive registros de furto e roubo no local”, relata.

Além da desorganização e falta de segurança, o médico explica que o fluxo irrestrito de pessoas facilita a proliferação de vírus e bactérias e aumenta o risco de infecções.  “Este é um pedido antigo dos próprios pacientes, que normalmente estão vulneráveis por conta da doença e ainda se sentem expostos à curiosidade das pessoas que transitam indiscriminadamente pelo local”, explica.

Nas áreas restritas poderão transitar apenas pessoas autorizadas e com identificação (RG ou algum documento de identidade oficial com foto). Acompanhantes só serão permitidos para menores de 18 anos, acima dos 60 anos ou em casos previamente autorizados.

O controle será feito pela empresa terceirizada J-Pem Serviços e Consultoria, contratada por licitação. Serão disponibilizados agentes para cinco portarias, que estarão em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. As imagens das câmeras, por sua vez, ficarão disponíveis no sistema por até 30 dias, podendo ser assistidas em tempo real por gestores municipais. 

Pulseiras

Outra novidade que é o sistema de pulseiras coloridas, que serão colocadas nos pacientes após a abertura da ficha para sinalizar a gravidade e urgência do atendimento. Agora, antes de serem atendidos, os pacientes passarão por uma triagem para determinar o grau de urgência do atendimento. A hierarquização será feita por um médico ou um enfermeiro, por meio de um breve questionário.

Concluída a triagem, o paciente pode receber uma pulseira vermelha (emergência), amarela (urgência relativa), verde (pouca urgência) ou azul (sem urgência).  “O novo sistema evita que casos mais simples obstruam o fluxo de outros mais urgentes”, diz Snidei. 

O Pronto-Socorro Central atende em média 700 pessoas por dia. A unidade fica na Rua. José Michelotti, 300, na Cidade Saúde. Mais informações sobre o atendimento no local podem ser obtidas pelo telefone 4143-9900.

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