Prefeitura e UAB Itapevi realizam pesquisa para verificar demanda de cursos na cidade

Quais cursos você acha que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) deveria oferecer em seu Polo em Itapevi? Essa é a pergunta que a instituição e a Prefeitura querem que você responda, para ajudar a definir uma lista de cursos mais adequada às necessidades do município. Para isso, a administração municipal disponibilizou nesta segunda (11) em seu portalum questionário online que pode ser respondido até 31 de janeiro.

“A pesquisa quer conhecer as necessidades da região  para solicitar os cursos mais demandados”, diz Gabriela Domingues, coordenadora do polo UAB de Itapevi. Ela recomenda que apenas moradores de Itapevi maiores de 18 anos participem da pesquisa, de modo a não distorcer a real demanda da população do município apta a cursar o ensino superior.

Os cursos oferecidos pela UAB polo Itapevi são de responsabilidade das universidades federais. O aluno deve cursar integralmente a plataforma virtual e haverá encontros presenciais no polo, que fica na Secretaria de Educação e Cultura (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65– Centro). Em Itapevi, a Prefeitura é mantenedora da instituição de ensino.

Na modalidade de encontro presencial, o estudante realiza atividades, provas, web conferências, apresentação de TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) e outras iniciativas agendadas pelos coordenadores dos cursos.

Tanto as graduações quanto as especializações (pós-graduações) à distância são certificadas pelas universidades parceiras e possuem o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais.

O ingresso aos cursos acontece por meio de processo seletivo específico definido pelas universidades. Todos os cursos são anunciados por meio de editais que especificam o número de vagas e o modo de concorrência, variando entre as universidades.

Saiba mais sobre a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior em todo o país.

A Prefeitura de Itapevi firmou convênio em 2006 com o MEC para oferecer cursos de nível superior e pós-graduação vinculados às mais renomadas universidades públicas do Brasil, como Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), Unesp (Universidade Estadual do Estado de São Paulo), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e UFABC (Universidade Federal do ABC), além de cursos técnicos.

O aprendizado na UAB se dá por meio de aulas online e presenciais. Funcionando em Itapevi desde 2007, o polo já ofereceu mais de 1,3 mil vagas nos cursos de graduação e licenciatura – Administração Pública, Pedagogia, Sistema de Informação, Matemática e Educação Musical. Já foram oferecidas também mais de 500 vagas para cursos de especialização, atualização profissional e pós-graduação e mais de 1,2 mil vagas para os cursos de E-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil).

Mais informações sobre a pesquisa e os cursos oferecidos pela UAB Polo Itapevi também podem ser obtidas pelos telefones 4142-7854 e 4143-8400 (Ramal 235).

Relacionados