CIOESTE fará seminário sobre saúde pública na Região Oeste

Prefeitos e secretários de saúde das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) definiram, nesta quarta-feira (11), a realização de um seminário sobre saúde pública da região. Segundo o consórcio, o seminário deverá acontecer em agosto, sendo marcado pela apresentação de um mapa atualizado das redes municipais de saúde dos oito municípios consorciados.

Além de apresentar o quadro regional – que envolve volumes de investimentos e atendimentos, número de unidades e de profissionais, dentre outros dados –, o consórcio debaterá experiências de sucesso de gestão compartilhada da saúde, como o Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel-CE (CPSRCAS), o Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde-MG e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR).

O objetivo do seminário é estabelecer padronização e qualificação das políticas públicas e dos procedimentos em saúde realizados no âmbito dos oito municípios consorciados, que envolve atendimento a cerca de dois milhões de habitantes. Presente ao encontro, o prefeito Jaci Tadeu (Itapevi) ressaltou a importância da discussão do tema junto à sociedade.

“A intenção é discutir abertamente os caminhos a serem tomados na gestão da saúde pública em nossa região. Ao mesmo tempo, devemos também reforçar a necessidade de uma participação mais efetiva e direta do Governo do Estado e da União nos investimentos no setor”, ressaltou Jaci Tadeu.

Outros temas tratados no encontro realizado em Cotia – que teve a presença dos prefeitos Jorge Lapas (Osasco), Geraldo Teotônio (Jandira), Gil Arantes (Barueri), Carlão Camargo (Cotia), Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus) e do coordenador do consórcio, Sérgio Ribeiro (Carapicuíba) – foram a apresentação de projetos de investimentos, por parte da CCR-ViaOeste, no trecho inicial da rodovia Raposo Tavares e o projeto de adesão dos municípios ao projeto ISSO 18091 da ABNT, que estabeleceria um nível avançado de qualidade dos serviços públicos.

 

Relacionados