Centro de Formação e Capacitação da Guarda de Itapevi forma 8ª turma

O Centro de Formação e Capacitação de Guardas Municipais de Itapevi já se tornou referência para cidades da região. Na noite da última quinta-feira (12), o Complexo Desportivo Educacional João Salvarani recebeu a formatura de 31 novos agentes de Embu das Artes.

Presente à cerimônia o prefeito de Itapevi Jaci Tadeu salientou que essa é a 8ª turma que o Centro de Itapevi forma. “Quero parabenizar os 31 formandos que conseguiram chegar até o final do curso, porque nós sabemos que o trabalho na orientação da guarda é árduo e exige muita disciplina, habilidade e condição física. só para se ter uma ideia cada formando perdeu, em media, 8kg durante esses 5 meses. Tenho certeza de que estão preparados pra assumir as ruas de Embu”.

Os formandos passaram por um intenso processo de aprendizagem com aulas práticas e teóricas ministradas pelos oficiais da corporação da Guarda de Itapevi. Durante as 828 horas de aula, os novos GCMs estudaram desde armamento, munição e tiro até hinos e canções, passando por ética e cidadania, defesa pessoal, relacionamento interpessoal, dentre outros.

Os instrutores, que auxiliaram na formação dos novos Guardas, receberam uma homenagem dos formandos pelo empenho e dedicação em dividir todos os ensinamentos durante os estudos. Logo após a entrega de presentes, o subcomandante Ronaldo Olímpio Gomes proferiu o compromisso que os formandos entoaram em coro para proteger o cidadão e a comunidade.

O secretário de Segurança de Itapevi, Kleber Maruxo, lembrou o árduo trabalho que os novos profissionais irão enfrentar. “Na rua vocês vão lutar contra o mal e dedicar a própria vida todos os dias. O profissional de segurança não pode errar e eu tenho certeza de que aplicando o que foi ensinado no Centro de Formação à probabilidade de errar será menor”, ressaltou o secretário.

Segundo o guarda formando de Embu das Artes, George de Lima Silva, foram 5 meses de intenso aprendizado do primeiro ao último dia de formação. “Daqui, mais do que formação para a carreira, estamos levando lições para a vida. Saímos com a certeza de que tivemos a melhor formação, no melhor Centro, com os melhores instrutores”, comemorou.

Prefeito Embu das Artes, Francisco Brito, agradeceu o empenho e dedicação de Itapevi na formação dos novos Guardas do município. “Estamos recebendo mais 31 guardas e vemos a importância do trabalho realizado em Itapevi. Sabemos que é fundamental a disciplina na formação e temos certeza que depois desses 5 meses de estudos vocês estão preparados pra ir pra nossa cidade e atender o povo, atender a população com segurança e qualidade”, enfatizou.

Também estiveram presentes na cerimônia de formatura dos Guardas Municipais de Embu das Artes os secretários de Itapevi Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Laila Chaluppe (Mulher), Lilian Braga (Educação) e Francisco Eleutério (Habitação); o comandante da Guarda de Itapevi Eduardo dos Santos; os vereadores Alexandre Rodrigues e Claudio Lopes (Tico); a Banda Musical da Guarda de Itapevi; o secretário de Governo de Embu das Artes, Paulo Gianini e o secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Iderval e o secretário de Gestão de Recursos Humanos, Marco Rossati; o presidente da Câmara de Embu, Nei Santos e da vereadora Rosana do Arthur; além do Comandante do município Dirceu Alves; do presidente do Conseg Itapevi, Hermógenes Santanna; do GCM Classe Especial de Itapecerica da Serra, Neves e o representante da Guarda de Cotia, Rogério Fernandes.

Relacionados