Centro de Combate ao Coronavírus realiza mais de 7 mil atendimentos

Nos primeiros 100 dias em funcionamento, o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) de Itapevi realizou 7.524 atendimentos, 204 remoções e 225 tomografias, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.  

Um dos primeiros hospitais de campanha montados no estado de São Paulo, começou a atender em 18 de março, e funciona de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia, na Rua José Michelotti, 97, na Vila Nova Itapevi. A unidade de saúde foi criada e é mantida pela Prefeitura. O local oferece atendimento exclusivo à pacientes com mais de 12 anos de idade e que apresentem sintomas do novo coronavírus.  

“O nosso objetivo com o CCC é centralizar o atendimento dos pacientes infectados ou com suspeita pela Covid-19, desta forma reduzindo as chances de contágio pelo vírus dos moradores que procuram as demais unidades da rede municipal”, disse o Prefeito Igor Soares.  

Segundo o balanço realizado pela administração do hospital, apenas no primeiro mês de funcionamento, em março, foram 988 atendimentos em apenas 12 dias. Em abril registrou 1.709 atendimentos. Em maio, o CCC chegou a 2.643 atendimentos. No mês de junho, 2.184 pessoas foram atendidas pelo Centro de Combate ao Coronavírus.  

O prédio começou a ser adaptado ainda em março e funciona com leitos hospitalares, dois espaços de triagem, recepção e espera, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento aos pacientes sintomáticos do coronavírus. A unidade de saúde ainda passa por readequações e ampliações constantes conforme a necessidade de atendimento.  

No Centro de Combate ao Coronavírus são realizados testes como o PCR (exame que detecta o novo coronavírus) e o teste rápido, todos seguindo recomendações e as portarias publicadas pelo Ministério da Saúde.  

Nos meses de maio e junho, as equipes médicas, de enfermagem e fisioterapeutas do CCC, composta por cerca de 30 profissionais, realizaram treinamento com a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) de Itapevi com o objetivo de respeitar todos protocolos e as demandas de segurança ao atendimento do paciente de alta gravidade clínica.  

Relacionados