Cartilha didática amplia ações de combate ao mosquito da Dengue em Itapevi

Para intensificar ainda mais o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, a Prefeitura de Itapevi está distribuindo – por meio das Secretarias da Saúde e de Educação – cartilhas didáticas sobre o assunto. O material  estará à disposição nas unidades de saúde (UBS e USF), assim como nos prontos-socorros Central , Vila Dr. Cardoso e Amador Bueno, da cidade.

Já a equipe de Educação irá distribuir nas escolas para que os “agentes mirins” (os estudantes) disseminem as informações aos pais sobre como prestar atenção ao acúmulo de água em recipientes, colocar telas nas caixas de água e lavar vasilhas de alimentação de animais domésticos, dentre outras precauções.

Vale lembrar que os profissionais da Saúde realizam visitas diariamente em diversos bairros da cidade com o objetivo de alertar e conscientizar a população. Os agentes passam pelas casas distribuindo materiais educativos e orientando os moradores.

Além de alertar sobre as precauções que devem ser tomadas, a equipe auxilia os munícipes a buscarem orientação médica – nas unidades de saúde do município – em caso de suspeita de Dengue e, alertam para os sintomas (febre aguda com duração maior do que sete dias, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, prostração, dores musculares e nas juntas, e manchas avermelhadas no corpo).

Sala de situação

Na terça-feira (27), o Espaço Cultural 930 sediou a Sala de Situação, espaço reservado para representantes de diversos municípios – que compõem a Rota dos Bandeirantes – para discutir sobre a Dengue nas cidades.

Segundo a Secretaria da Saúde, as reuniões são realizadas mensalmente e ajudam na atuação de combate à Dengue de forma integrada nos municípios. Com o levantamento apresentado pelas cidades o mapeamento, o controle e a prevenção ao mosquito podem ser feitos de forma mais efetiva.

 

Relacionados