Considerando que o vírus do Sarampo permanece ativo no país, o Ministério da Saúde determinou nova fase da campanha de vacinação contra a doença. Até o dia 31 de agosto, as doses do imunológico serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (exceto USF Vila Dirce), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Devem ser vacinadas crianças a partir de 6 meses a adultos de até 49 anos. É necessário apresentar a carteira de vacinação, pois para a faixa etária de 6 meses a 29 anos, a vacina é indicada apenas para quem não tomou todas as doses necessárias. Já para a faixa etária de pessoas de 30 a 49 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, mesmo quem já recebeu todas as doses, será novamente vacinado (a).
A vacina aplicada é a tríplice viral, que estimula a produção de anticorpos contra o sarampo, rubéola e caxumba. A Campanha reforça a importância da vacinação, pois o sarampo estava erradicado no Brasil desde 2016, mas ressurgiu no país levando a óbito 15 pessoas em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.
Fique atento (a) aos sintomas
Os sintomas do sarampo caracterizam-se por febre alta, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e pontos brancos na mucosa bucal. Caso identifique esses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.