Campanha Busca Ativa de Tuberculose será realizada em Itapevi

Campanha_Busca_AtivaSerá realizada em Itapevi, entre os dias 04 e 17 de março, a campanha Busca Ativa de Tuberculose, que consiste em descobrir e tratar novos casos da doença no município que, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), mata quase 5.000 de brasileiros por ano.

Durante o período, os munícipes que tiverem tosse há mais de duas semanas poderão procurar as Unidades de Saúde do município, inclusive os Prontos Socorros, para colherem o exame de escarro. O resultado sendo positivo, o tratamento que possui duração de seis meses será iniciado imediatamente. É muito importante que ele seja seguido até o fim, pois somente desta forma é possível curar a doença.

A Secretaria de Higiene e Saúde vem, nos últimos anos, intensificando as ações de prevenção e tratamento da Tuberculose. O atendimento e tratamento são oferecidos à população gratuitamente a quem necessita.

Falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde, também são sintomas de Tuberculose. “Se existe a suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, afirma o secretário de Higiene e Saúde, dr. Fabio Tangerino.

Tuberculose

Doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca principalmente o pulmão, a Tuberculose é transmitida pelo ar, seja pela fala, tosse ou espirro. Para preveni-la, é necessário vacinar a criança recém-nascida com a BCG, que estimula a resistência natural do corpo contra uma infecção do bacilo virulento.

Relacionados