Caminhada, plantio de árvores e palestras marcam Semana de Educação Ambiental de Itapevi

Entre os dias 16 e 21 de setembro, diversas atividades relacionadas à preservação do meio ambiente levaram centenas de munícipes, de todas as idades, a participar da Semana de Educação Ambiental. Realizada pela Prefeitura – por meio da Secretaria do Meio Ambiente – a ação educativa contou com uma programação diversificada.

O cronograma relacionou atividades em diferentes pontos da cidade e, até mesmo, no município vizinho. É que no dia 16, os beneficiários do ProJovem Adolescente – 15 a 17 anos – da rede municipal visitaram a Estação de Tratamento de Água (Eta) de Cotia. Lá os estudantes puderam acompanhar todas as fases de tratamento de água da Sabesp, antes de chegar às torneiras da cidade.

No dia 17, a comunidade pôde acompanhar uma palestra na Associação do Jardim Hokkaido sobre a importância dos materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente. Já no dia 18, o Instituto Movieco presenteou a Prefeitura com 5 mil mudas de árvores nativas, que serão plantadas no decorrer deste ano. Além disso, 20 alunos da rede municipal visitaram o Viveiro de Mudas da Prefeitura.

Semanalmente, a Operação Cata Bagulho percorre diversos bairros da cidade recolhendo materiais que se enquadram na ação. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o projeto acontece semestralmente nos condomínios da cidade. Dessa forma, os moradores dos condomínios Vila Verde (Transurb), Clube de Campo Recanto Verde, Nova São Paulo e Refúgio dos Pinheiros deixaram os materiais reutilizáveis nas portas e a equipe foi recolhendo.  

No penúltimo dia (20), a equipe da pasta responsável organizou um plantio de árvores nativas e oficina socioambiental no Jardim Vitápolis, que também reuniu dezenas de alunos da rede municipal e comunidade local. O secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, falou sobre a participação das crianças e jovens da cidade.   

“A Semana de Educação Ambiental une educação e meio ambiente, que nos dias de hoje devem caminhar juntos. Para mudar o meio ambiente, é necessário mudar a educação das pessoas e conscientizá-las. Agradeço a todos que participaram dessa ação, em especial as crianças, pelo excelente comprometimento que demonstraram pelo trajeto”, comentou o secretário. 

Encerrando a edição, no dia 21, a pasta e a Associação dos Peregrinos de Itapevi realizaram uma caminhada ecológica na trilha de Piru Piru, região das Quatro Encruzilhadas. A ação também marcou o Dia Mundial da Árvore e, por conta disso, durante todo o percurso o grupo plantou 28 árvores nativas, como pau-brasil. Iniciada na praça 18 de Fevereiro, a caminhada se estendeu até Vargem Grande Paulista  e reuniu dezenas de pessoas.    

Relacionados