Câmara Municipal decide afastar prefeita de Jandira


Anabel21A Câmara Municipal de Jandira, na Grande São Paulo, decidiu afastar a prefeita da cidade, Anabel Sabatine (PSDB), no final da manhã desta terça-feira (27) do cargo. O presidente da Câmara, Wesley Teixeira (PSB), deve assumir o posto.

A decisão de afastar Anabel foi tomada após denúncias de desvio de material de construção, falta de merenda escolar e outras irregularidades, segundo o vereador.

Integrantes da comissão processante da Câmara concordaram nesta manhã em investigar as denúncias apresentadas contra Anabel, por dois votos contra um. A defesa da prefeita foi entregue na sexta-feira (23), mas não foi aceita pela comissão.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, a prefeita ficará afastada por 90 dias para apuração das denúncias. A assessoria de imprensa da Prefeitura, porém, informou que Anabel não foi notificada oficialmente do afastamento até as 12h10 desta terça-feira.

Cassação

Em 25 de janeiro deste ano, a Câmara arquivou o pedido de cassação da prefeita. Ela foi investigada por quatro irregularidades: mandar estudantes para um parque ecológico antes de fazer a concorrência pública, usar mais de R$ 3 milhões da Educação e da Saúde para cobrir a folha de pagamento, morar fora da cidade que administra e contratar parentes de funcionários de confiança. Anabel negou as irregularidades.

Segundo a assessora jurídica da Câmara Municipal, Tzvetana Inês Loureiro Tzankova, novas denúncias foram apresentadas no dia 9 de março por uma moradora da cidade. No dia 13 deste mês, as denúncias foram expostas na sessão da plenária e, por seis votos a cinco, a comissão processante foi instaurada. Depois disso, Anabel teve dez dias para apresentar sua defesa, o que aconteceu na sexta-feira.

Anabel assumiu o cargo depois do assassinato do prefeito Braz Paschoalin, em dezembro de 2010. Em 13 de setembro do ano passado, com base em uma denúncia de um morador, os vereadores afastaram a prefeita e determinaram que o presidente da Casa, Wesley Teixeira, tomasse posse.

Para iniciar suas atividades na Prefeitura no dia seguinte, Teixeira teve que chamar um chaveiro para abrir a porta do gabinete, que foi encontrado trancado. Depois de dois dias afastada, Anabel conseguiu um mandado de segurança e voltou a comandar a cidade.

Relacionados