Câmara Municipal de Itapevi adere ao Novembro Azul

Após a adesão ao movimento Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Itapevi adere ao Novembro Azul, movimento contra o câncer de próstata. A ação, lançada nesta terça-feira, 3, tem como foco a saúde masculina.

Durante todo o mês, a Casa de Leis manterá o site da instituição com a cor da campanha, para reforçar a importância da prevenção como maior aliada no combate à doença. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Ainda segundo o Inca, em 2014 foi estimado a ocorrência de 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

Atendo a campanha, o vereador Alexandre Rodrigues (PSB) compareceu à sessão usando gravata e camisa na cor azul. “Estou de azul para lembrar que está campanha é tão importante quanto a do Outubro Rosa. Precisamos enfatizar cada vez mais a necessidade de o homem incluir em sua rotina cuidados com a saúde”, frisou o parlamentar.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os exames preventivos sejam realizados uma vez por ano, após os 45 anos de idade, sendo antecipado para 40 anos caso o homem tenha um familiar com câncer de próstata.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização para informar a população sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata. No mês de novembro, várias entidades participam da ação por meio de panfletagens, campanhas e iluminação de monumentos.

Relacionados