Câmara aprova projeto de lei que proíbe a comercialização das pulseiras do sexo
A Câmara Municipal de Itapevi aprovou nesta terça-feira, 4 de maio, o projeto de lei de autoria do vereador Julio Cesar Portela (PP) que proíbe o uso e comercialização das pulseirinhas coloridas, conhecidas como “pulseiras do sexo”.
O projeto prevê proibição no âmbito do município de Itapevi a comercialização das pulseiras, bem como sua utilização na rede de ensino pública e privada. O projeto também determina a promoção de reuniões com pais de alunos, para orientações em relação a questões sexuais e de violência.
As pulseiras coloridas de silicone eram, aparentemente, um modismo inocente que se espalhou entre os jovens estudantes de todo o país. O sinal de alerta em relação ao adereço para pais e educadores foi um jogo com conotação sexual. Cada cor representa um ato afetivo ou sexual, que vai desde um abraço a relações sexuais completas. De acordo com as regras do jogo, quem teve a pulseira arrebentada precisa cumprir o que determina a cor.
“De acordo com a Constituição Federal, artigo 227, é dever da sociedade proteger crianças e adolescentes de todas as situações que coloquem em risco sua integridade física e psíquica, assim há necessidade de se tomar uma providência para coibir a utilização dos adereços que tem conotação sexual e invadiram os ambientes educacionais”, justificou Julio.
Câmara aprova moção de aplauso a equipe da EM Flor de Lis
Os vereadores da Câmara Municipal de Itapevi aprovaram na sessão de terça-feira, 4 de maio, a moção de aplauso de autoria dos vereadores Marcos Godoy – Teco e Luciano de Oliveira Farias – Bolor, ambos do PV, e subscrita por todos os vereadores, a equipe da EM Flor de Lis.
A moção é a forma de parabenizar a diretora Ivanir Gersi da Silva, a coordenadora Jussara Lopes e as professoras Maria Helena da Silva, Simone Alves Martins e Magda Cecília Carvalho, que de forma competente e honrosa, desenvolveram após o programa Escola no Legislativo a eleição dos Vereadores Mirins.
Durante a votação o vereador professor Paulinho (PTB) fez questão de parabenizar o presidente da Câmara Teco pela iniciativa e a implantação do Programa Escola no Legislativo. “Esse programa está fazendo toda a diferença na rede municipal de ensino, só assim teremos jovens e adultos mais conscientes”.
O vereador Val (PP) também parabenizou o programa Escola no Legislativo e completou dizendo “o que é sério deve continuar, é o caso desse programa. Conheci um aluno dessa escola, que concorreu a vereador mirim, e seus pais e irmãos estavam todos envolvidos no processo, isso é importante. Portanto o que é voltado à cidadania é bem vindo nessa Casa”.
Já o autor da moção o Bolor disse “com esse programa estamos plantando uma sementinha nesses alunos das escolas municipais, mas meu sonho é de aumentar esse programa as escolas estaduais, particulares. Na semana passada uma escola particular entrou em contato querendo participar do programa, isso nos dá uma alegria. E a escola Flor de Lis entendeu o programa, e não ficou somente na visita e na cartilha, fez um trabalho completo, onde
periodicamente fazem eleições de vereadores mirins, que tem a missão de ir atrás de sugestões e reivindicações de melhorias para o bairro, portanto a escola desenvolveu um trabalho exemplar”.
Teco solicita informações do Conselho do Idoso
Na sessão de terça-feira, 4 de maio, o vereador e presidente da Câmara Marcos Godoy – Teco (PV) apresentou o requerimento 159/2010 que solicita do Poder Executivo em conjunto com a Secretaria de Assistência Social informações sobre o Conselho Municipal do Idoso.
Teco solicita informações quanto à formação do Conselho, os cargos existentes e por quem são ocupados, e ainda requer cópia das atas das últimas cinco reuniões.
“É de relevância importância às informações a serem prestadas, pois estarei correspondendo a pedidos dos munícipes, tendo por objetivo solucionar seus problemas de forma eficaz, uma vez que o objetivo principal do Conselho Municipal do Idoso é resguardar os direitos previstos constitucionalmente assim como no Estatuto do Idoso”, justificou o vereador Teco.