Câmara de vereadores apoia “Novembro Azul” de prevenção ao câncer de próstata

Com o intuito de chamar a atenção para os exames preventivos de próstata, os vereadores e servidores do Poder Legislativo de Itapevi aderiram, no dia 1º de novembro, a campanha “Novembro Azul”.

Ao longo do mês, a fim de chamar a atenção das pessoas que frequentam a Casa de Leis, principalmente os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, os vereadores e servidores usarão um laço na cor azul, um dos símbolos da campanha.

“Agora é a vez dos homens! É preciso tocar neste assunto, pois o câncer de próstata é uma das patologias que mais atinge os homens no país, que quando descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura”, frisou o presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho).

Com origem australiana, o movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com diversos institutos do país.

Na Câmara, os vereadores estudam a elaboração de um projeto de lei que garanta a realização de ações que chamem a atenção dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de outros cuidados com a saúde.

“Em outubro aprovamos uma importante lei em relação ao câncer de mama, agora estamos trabalhando para garantir a mesma atenção aos homens em relação ao câncer de próstata”, disse o presidente.

 Causas da doença

As causas do câncer de próstata são conhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já tiver ocorrido algum caso na família.

Outros fatores também podem influenciar na causa da patologia, como o estilo de vida e alimentação inadequada – à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos – , também podem interferir no surgimento da doença.

É um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal.

Homens a partir dos 50 anos ou 45, se houver casos na família devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames, que consistem no toque retal e no exame de sangue, para verificar o Antígeno Prostático Específico (PSA). Havendo suspeitas, é preciso fazer a biópsia da próstata para obter um diagnóstico mais preciso. 

Relacionados