Calçadas de avenidas centrais de Itapevi serão alargadas

A Prefeitura de Itapevi vai iniciar nas próximas semanas o processo de revitalização da região central da cidade. A ação, realizada com recursos próprios, prevê em sua primeira etapa o alargamento das calçadas da avenida Cezário de Abreu, entre as ruas Manoel Alves Mendes e Joaquim Nunes.

A segunda parte do trabalho prevê a ação na avenida Rubens Caramez, entre a rua Joaquim Nunes e a avenida Brasil. Já a última etapa atenderá o trecho da avenida a partir da praça 18 de fevereiro até a rua Joaquim Leite dos Santos. Nas três etapas, a Prefeitura estenderá a largura das calçadas, que passam a variar entre 2,5 metros e 3,8 metros.

A iniciativa tem por objetivo oferecer maior segurança aos pedestres que circulam diariamente na região central. “Como os passeios são estreitos, muitos pedestres acabam por utilizar a pista, o que pode oferecer riscos. Com a medida, eles ganham maior espaço para circulação, com todo conforto e comodidade”, comentou o prefeito Jaci Tadeu.

Além disso, as calçadas mais largas serão revertidas em favor do comércio local, um dos mais aquecidos da Grande São Paulo. Isso porque os pedestres terão mais espaço para acessar as lojas e galerias que compõem a rede comercial da cidade. Também está prevista a recuperação asfáltica de todo o trecho, com a instalação de faixas de pedestres elevadas, com três metros de largura, e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Outra mudança advinda com a revitalização será no tráfego de veículos da região, uma vez que o trecho da avenida Cezário de Abreu contará com duas faixas de rolamento. Com o alargamento das calçadas, as avenidas deixarão de ter vagas de estacionamento, contando com bolsões de carga/descarga em pontos estratégicos.

Mudanças no trânsito

Em função dessas obras, a Secretaria de Trânsito e Transportes alterou o sentido viário de algumas ruas do Centro de Itapevi. A medida visa um melhor escoamento do tráfego na região. A partir dessa segunda-feira (06), estão invertidas as rotas de direção de sentido viário das ruas Leopoldina de Camargo e Escolástica Chaluppe. Já as ruas Joaquim Nunes, Manoel Alves Mendes e Professor Irineu Chaluppe, que cruzam as vias, permanecerão com seus sentidos de fluxo inalterados.

Durante o processo de adaptação, os motoristas poderão contar com toda a sinalização viária, realizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes por meio do DEMUTRAN, assim como com o auxílio de agentes de trânsito que estão distribuídos em toda a extensão das ruas. 

Relacionados