Bombeiros de Itapevi ganha novo caminhão para combater incêndios

O Corpo de Bombeiros de Itapevi apresentou, no sábado (05), o novo reforço na frota da corporação: o caminhão de combate a incêndio e salvamento. O veículo foi entregue em um ato simbólico realizado no estacionamento do Parque da Cidade, na Vila Nova Itapevi.

O caminhão, no entanto, já está em uso desde o dia 1º de dezembro para oferecer ainda mais segurança, agilidade e dinamismo ao atendimento das ocorrências na cidade.

Reforço de peso e respeito

Garantir que todo e qualquer foco de incêndio possa ser eliminado. Essa é apenas uma das funções do caminhão de carga moderno, com direção automática para transporte de pessoal e equipamentos que conta com bomba de incêndio com vazão de mais de 750 galões de água por minuto, além de guincho leve.

O veículo tem capacidade de armazenamento de 4 m³ de água, ou seja, 4 mil litros de água. Ele é capaz de atender às diversas ocorrências da região, em especial incêndios na área urbana. O caminhão foi adquirido com recursos do Governo do Estado de São Paulo e vai operar da estação de bombeiros de Itapevi, localizada na Central de Resgate (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Cidade Saúde).

“Cada novo equipamento ou equipe que agregamos à Central de Resgate é uma prova de que trabalhamos para atender com qualidade e eficiência nosso cidadão”, afirma o prefeito de Itapevi, Igor Soares.

Corpo de Bombeiros é inédito em Itapevi

Desde o dia 21 de novembro, o Corpo de Bombeiros opera em Itapevi. A corporação integra uma estratégia ousada e planejada com foco no bem-estar e na vida da população, que é atuar na Central de Resgate, um equipamento público moderno e eficiente em sintonia com a necessidade do cidadão.

Além do Corpo de Bombeiros, na inédita Central de Resgate, com mais 1,8 mil metros quadrados, reúne, em um único endereço, diversos equipamentos públicos essenciais de urgência e emergência para o cidadão, como: a Defesa Civil e o SAMU Regional Oeste Itapevi (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O Corpo de Bombeiros atua em Itapevi com 15 bombeiros e previsão para chegar ao efetivo de 22 profissionais. A vinda da equipe foi proporcionada após convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Antes do novo reforço, a equipe já contava com um caminhão tradicional auto bomba para combater incêndios.

A unidade do Corpo de Bombeiros é subordinada ao 1º Subgrupamento de Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros em Barueri e tem como comandante o 1º tenente PM Renato Cares De Favari.

Três forças de segurança em um único lugar

A Central de Resgate começou a operar ainda no final da primeira quinzena de outubro e funciona sete dias da semana, 24 horas por dia. São mais de 110 profissionais envolvidos em ações de segurança e proteção à vida e à saúde do itapeviense.

Todas as adaptações e melhorias no novo prédio foram realizadas com recursos da Prefeitura. A corporação já pode ser acionada pelo telefone 193 (24 horas).

As três corporações contam com espaços próprios, como salas administrativas, almoxarifados, banheiros, centrais de atendimentos, entre outros.

Relacionados