Banda Sinfônica de Itapevi conquista 1º lugar em 7º Concurso de Fanfarras e Bandas de Itaquera

Neste domingo (10), a Banda Sinfônica Municipal de Itapevi foi a vencedora em três categorias do 7° Concurso de Fanfarras e Bandas de Itaquera, em São Paulo. O grupo ficou em primeiro lugar na Classificação Geral, além o faturar os títulos de Melhor Banda Sinfônica e de Melhor Maestro, conquistado pelo regente Eduardo Stella.

Este é o 18º título da Banda Sinfônica de Itapevi desde 2003. A Banda Sinfônica de Itapevi é composta de um total de 50 músicos.

“É importante sempre cultivar as tradições e também àqueles que contribuíram com a história da nossa Banda. Isso fortalece e deixa nossos músicos mais estimulados. Nosso trabalho é de enaltecer a música em Itapevi e difundir sua qualidade”, disse o diretor da Escola Livre de Música de Itapevi (ELM), Charles Alan Pacheco de Moraes.

A competição reuniu 25 grupos participantes, entre fanfarras, bandas marciais, escolas técnicas e projetos culturais. Com participantes de todo o país, o evento foi organizado pela Associação Beneficente Nossa Senhora Aparecida, ligada à instituição de ensino Dom Bosco.

Homenagem

Os músicos de Itapevi fizeram uma homenagem ao coordenador da Banda Sinfônica, Valdir da Silva Ferreira, 55, falecido no dia 6 de agosto deste ano. Conhecido carinhosamente pelos músicos como “Seo Valdir”, desde 1999 foi um atuante colaborador da equipe, coordenou os trabalhos da banda entre 2015 e 2016 e sempre deu incentivou os integrantes da banda e também da Escola Livre de Música de Itapevi.

Os filhos de Valdir, Alan Donato, clarinetista, coordenador da Banda Jovem e professor na Escola Livre de Música; Michel Donato, saxofonista e professor na Escola Livre de Música; e Jean Donato, saxofonista da Banda Sinfônica, também participaram das apresentações em homenagem ao pai.

Sobre a Banda

Fundada em 1994, a Banda Municipal, nasceu com o objetivo de oferecer música a crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de 6 anos de idade. Em 1997, iniciou suas atividades dentro da Escola Municipal de Música de Itapevi e atuando nos desfiles cívicos e eventos de Itapevi e região, passando a participar de concursos, festivais e campeonatos.

Atualmente, a Banda Municipal, conta com dois grupos musicais, Banda Sinfônica e a Banda Marcial – esta última como infanto-juvenil. Há também a Banda Sinfônica Infantil e Marcial Infantil, com cerca de 200 crianças que estudam pela manhã na escola normal e à tarde na Escola de Música.

A Banda Sinfônica de Itapevi integra a Escola Livre de Música, um complexo de ensino e difusão da música erudita e popular da Prefeitura de Itapevi. O Centro acolhe, em média, mil alunos ao ano e recebe por volta de 2 mil expectadores por ano. O objetivo da instituição é cuidar da iniciação e formação musical de crianças e adolescentes.

Mais informações sobre a Escola Livre de Música e a Banda Sinfônica de Itapevi (Avenida Rubens Caramez, 1000A– Centro), podem ser obtidas pelos telefones 4141-0279 ou 4143-0334. O e-mail para contato é itapevi.bandamunicipal@gmail.com.

Relacionados