BALIZA DE ITAPEVI CONQUISTA BICAMPEONATO ESTADUAL

Bandas_vicecampes_estaduaisBandas da cidade também obtiveram bom desempenho, alcançando a segunda colocação

O talento e a determinação dos artistas de Itapevi mais uma vez foram responsáveis por promover o nome da cidade em todo o Estado. Os integrantes da Banda Marcial e da Banda Sinfônica Jovem, liderados pelo maestro Henri Roberto Leite, acabam de regressar de Monte Alegre do Sul, região de Serra Negra, onde participaram das finais do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. E, para satisfação da prefeita Dra. Ruth Banholzer, o grupo trouxe novos títulos na bagagem.

Destaque para a jovem baliza Daniela Aparecida que, após a apresentação de 42 meninas, consagrou-se bicampeã estadual, atingindo a marca de 98% dos pontos válidos. De acordo com o coordenador da Banda, Valdir da Silva Ferreira, Dany Baliza, como a jovem é chamada por seus colegas, quase chegou a abandonar a categoria após passar por uma cirurgia no joelho em 2008. “Felizmente, ela recebeu muito apoio e incentivo de todos que sempre acreditaram no seu potencial e eis aí o resultado”, comenta.

Já as Bandas Marcial e Sinfônica Jovem obtiveram o segundo lugar. Com esse desempenho, ambas garantiram uma vaga nas finais do Campeonato Nacional e possuem boas condições de conquistar o título deste ano. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho de nossos músicos. A cada ano, as competições estão mais fortes e estar entre as melhores é um grande orgulho para todos nós”, avaliou Dra. Ruth.

A partir de agora, a Banda Sinfônica Jovem se concentra para a primeira etapa do XVII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, previsto para acontecer no dia 25 de outubro em Mairinque. Quanto à Banda Marcial, o torneio nacional acontece no dia 28 de novembro, em Sorocaba.

Incentivo à Cultura

A Prefeitura de Itapevi tem incentivado as manifestações artísticas e culturais dos moradores, com o objetivo de descobrir novos talentos e de se ampliar o acesso à cultura e arte para a população. As Bandas Marcial e Sinfônica são dois exemplos deste trabalho. Nos últimos anos, os músicos conquistaram diversos títulos por todo o país e são motivo de orgulho para a população.

Entre as conquistas da Banda Sinfônica Jovem estão o tricampeonato estadual sênior (2005 / 2007 / 2008), o bicampeonato do Concurso Nacional de Serra Negra (2007/2008), além da primeira colocação no Concurso Interestadual de Estiva Gerbi 2006 e no Concurso Especial de aniversário da cidade de Santo Antônio de Posse (2008).

A Banda Marcial, por sua vez, obteve a 4ª colocação no Campeonato Nacional 2007 e em 2008, a medalha de ouro no Campeonato Estadual de 2007, a segunda colocação no Campeonato Paulista de 2008 e o primeiro lugar no concurso Nacional de Poços de Caldas (MG) também no ano passado.

Relacionados