Bagunça na Assembléia

Vinholi_ItamarTRE tira cadeira de Vinholi e Supremo dá liminar que devolve mandato de deputado estadual a Itamar Borges

A menos de duas semanas da posse dos deputados estaduais de São Paulo o TRE fez nova recontagem de votos. E outras vão ser realizadas até o dia 15.

Geraldo Vinholi (PSDB),  que tem base eleitoral em Catanduva, mais uma vez passou à condição de “não eleito”.  Mas vai conseguir tomar posse porque como primeiro suplente da coligação foi beneficiado com nomeações de Geraldo Alckmin (PSDB), que trouxe dois deputados para seu secretariado.

Vinholi foi quem mais “entrou e saiu”  da Assembleia por conta das recontagens de votos. O tucano era suplente, virou deputado e voltou a ser suplente. Perdeu a vaga desta vez para João Carlos Caramez (PSDB), que tinha sido vetado pela Lei Ficha Limpa.

Itamar Borges (PMDB), ex-prefeito de Santa Fé, vai tomar posse ancorado por uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal). O suplente do partido Uebe Rezeck, que teve registro indeferido também com base na Lei Ficha Limpa, conseguiu que seus votos fossem computados. O ministro  Gilmar Mendes mandou o TRE (Tribunal Regional Eleitoral)  ser comunicado com “urgência” da decisão.  “A falta de um ministro no STF para dar a decisão final da Lei  Ficha Limpa criou essa insegurança e as idas e vindas”, afirmou nesta quarta-feira (02) Itamar.

Ele havia sido eleito em outubro e saiu na primeira recontagem de votos. Não há definição de quem deve sair para ele entrar porque o quociente eleitoral vai ser alterado.

Quando o TRE for comunica oficialmente da decisão do STF, nova recontagem será feita. Ainda há questionamentos pendentes que vão alterar novamente o quadro de eleitos.

Orlando Bolçone (PSB), de Rio Preto, é outro deputado eleito que pode perder a cadeira em novas recontagens de voto.

Região ‘volta’ a ter cinco estaduais eleitos

Com a inclusão de Itamar Borges (PMDB), a região volta a ter cinco deputados eleitos. Itamar figura como eleito no lugar de Geraldo Vinholi (PSDB). Ainda compõem a bancada de estaduais da região João Paulo Rillo (PT), Orlando Bolçone (PSB), Carlão Pignatari (PSDB) e Sebastião Santos (PRB).

15 de março é a data da posse dos 94 deputados estaduais na Assembleia

Relacionados