Autoridades discutem ações de combate a Tuberculose em Itapevi

Tuberculose1Em encontro que reuniu técnicos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, foram discutidas ações de prevenção e combate à tuberculose na cidade de Itapevi.

 A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Higiene e Saúde, na quinta-feira (2), e foi marcada pela apresentação do trabalho realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde no tratamento da doença.

 

Segundo a coordenadora do programa de combate à tuberculose em Itapevi, Marta Chiovetto, entre 2007 e 2010, a ação da Prefeitura garantiu bons resultados na porcentagem de cura de pacientes. “Em 2009, atingimos 85% de cura nos 99 casos tratados; mesma porcentagem atingida no primeiro semestre de 2010, desta vez para um total de 50 pacientes atendidos”, comentou.

 

De acordo com a coordenadora, os índices apontados pelo programa são frutos da adesão do município ao Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil que, desde 2006, congrega esforços dos entes federativos no sentido de prevenir, identificar e combater a doença no país. Uma das ações positivas para obtenção dos resultados em Itapevi foi a realização do Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste no acompanhamento diário do paciente (ver o paciente tomar o remédio), contribuindo para seu total restabelecimento.

 

“Sabemos que, quando diagnosticada com rapidez e tratada da maneira correta, a tuberculose tem cura e o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito em Itapevi. Por isto, todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município estão aptas a realizar o diagnóstico, tratamento e controle da doença”, destaca o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

 

Representando o Ministério da Saúde, o biomédico goiano Ruy de Souza Junior comentou a atuação do Projeto. “Visitas como estas são importantes para conhecer a realidade de cada região no Brasil, sob abrangência do Fundo Global. Queremos um olhar multidisciplinar para o combate à doença, verificando problemas e compartilhando soluções encontradas pelos gestores públicos”, explicou Souza Junior.

 

Outra atividade destacada da equipe é a realização do serviço de busca ativa da tuberculose. A ação, realizada periodicamente pelo departamento, visa orientar a população e detectar possíveis casos da doença no município. Com estande montado em áreas de grande circulação de pessoas na cidade, os profissionais instruem a população através de vídeo informativo e material educativo contendo todas as informações sobre as causas e tratamentos da Tuberculose.

Relacionados