Audiência discutido Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Itapevi

A audiência pública sobre o Plano Municipal e Resíduos Sólidos reuniu na Câmara Municipal vereadores, secretários e população, na manhã desta quinta-feira, 14. O encontro teve como objetivo apresentar as ações que serão adotadas por meio do Projeto de Lei Municipal 37/2014.

O projeto segue a linha da Lei Federal 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de reunir um conjunto de ações que podem ser adotadas pelo Governo Federal, isoladamente ou em cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), que na companhia do secretário municipal de Meio Ambiente, Evangelista Limas, apresentou ações que serão adotadas em curto médio e longo prazo, além das diretrizes relativas à gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos na cidade.

“Acredito que com o plano conseguiremos estabelecer a destinação correta aos resíduos sólidos na cidade, além de ampliar a ação de reaproveitamento do material reciclável, seja por meio dos ecopontos ou com o auxílio da operação cata-bagulho. O plano permitirá avanços sociais e ambientais em Itapevi”, frisou Prof. Paulinho.

O plano contempla os resíduos sólidos urbanos, industrial, hospitalar e líquido, além de implantação de cinco ecopontos, aço cata-bagulho, apoio a cooperativa de reciclagem e associação de catadores, recuperação do antigo lixão, ampliação do aterro sanitário, entre outros.

“Itapevi é a primeira cidade a elaborar o plano na região, além de já atendermos alguns pontos da lei federal, que entrou em vigor este mês”, disse Evangelista, que também destacou, “o plano estabelece a responsabilidade coletiva sobre os resíduos sólidos gerados no município, quanto à destinação deles nos ecopontos”. 

Durante o encontro, Professor Paulinho passou a presidência da audiência para o presidente da Comissão Permanente de Fiscalização e Controle, Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi).

Também estiveram na sessão o vereador Julio Portela, José Jorge (Jorge da Farmácia), Inácia dos Santos e Eduardo Casagrande (Casão), além do secretário de Habitação, Francisco Heleotério de Abreu, o secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Simoni e o secretário de Desenvolvimento, Walter Hasegawa.

Relacionados