Atendimentos do SAMU crescem quase 123% em março e abril

Nos meses de março e abril deste ano, foram registrados 810 atendimentos de casos suspeitos de Covid-19 realizados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional Oeste/SP.

Segundo dados do Programa de Regulação Médica, disponibilizados nesta quarta-feira (28), estes números representam um aumento de 123% em comparação aos 364 atendimentos no mesmo período, no ano passado, quando começaram a ser registrados os primeiros casos da doença no Brasil.

O SAMU Regional Oeste/SP, sediado em Itapevi, também atende as cidades de Cotia, Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Jandira.

Os dados exclusivos de Itapevi representam uma alta de 93,1% dos registros. Em março e abril de 2020, foram atendidos 101 casos suspeitos de Covid-19. Neste ano, no mesmo período, já foram registradas 195 ocorrências.

Para enfrentar o impacto dos novos casos de Covid-19, foram criadas estratégias de enfrentamento durante a pandemia, que exigem muita agilidade entre uma ocorrência e outra e, mesmo com a alta demanda, a equipe tenta cumprir seu papel de forma eficiente.

Desde o ano passado, todas as 19 viaturas presentes nos sete municípios de abrangência do SAMU Regional foram preparadas para atender casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, sendo que, em algumas destas cidades, foram designadas equipes e viaturas exclusivas, por plantão, para atendimento prioritário destes casos.

Projeto exclusivo

O SAMU Regional conta com 93 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, condutores, telefonistas e administrativos. Por conta de tantos desafios, a Secretaria de Saúde iniciou o projeto “Pode Falar que a Gente te Escuta”, que permite a escuta dos profissionais do SAMU com psicólogos, a fim de falar das angústias, medos e o luto neste momento da pandemia.

Também foram realizados novos treinamentos para as equipes médicas sobre a forma adequada de realizar a intubação orotraqueal, orientações sobre o acolhimento dos chamados para casos de Covid-19 pela Central de Regulação Médica e palestras educativas para profissionais que atuam no comércio.

Atendimento do SAMU

O SAMU funciona na Central de Resgates de Itapevi (R. Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Cidade Saúde) e atende 24 horas. O telefone para emergência é 192.

O serviço também está qualificado para atender chamados de urgência, como infarto agudo do miocárdio, queda de altura de mais de três metros, acidente de trânsito, tentativa de suicídio, gestante em trabalho de parto, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, acidentes de transito, vítimas de ferimento por arma branca ou por arma de fogo, dentre outros.

Relacionados