Aparecido propõe mais benefícios para surdos de Itapevi

Na sessão do dia 15 de outubro na Câmara Municipal de Itapevi o vereador Aparecido (Pode) aprovou três requerimentos que pedem à Prefeitura para beneficiar deficientes auditivos em Itapevi.

O requerimento 1231/2019 foi encaminhado à Secretaria de Saúde e pede aquisição de aparelhos auditivos para serem distribuídos para moradores com deficiência auditiva. Por meio do requerimento, o parlamentar busca lutar pelo espaço do deficiente auditivo na sociedade. “A perda da audição distancia muito o deficiente auditivo das demais pessoas e meios sociais, pois muitos não têm condições financeiras para adquirir tais equipamentos. Não é justo que essas pessoas sejam excluídas socialmente pelo simples fato de não poderem comprar um aparelho”, afirmou Aparecido.

Já o requerimento 1232/2019 pede a criação de políticas públicas nas escolas municipais para deficientes auditivos. O vereador lembra que não se trata de um privilégio concedido a eles, mas sim o cumprimento de uma obrigação da Administração Pública para com eles. “A comunidade de surdos é uma minoria que sofre muito com a falta de estrutura das escolas para atendê-los de forma adequada, o que gera discriminação e bullying, além do atraso no aprendizado por falta de profissionais capacitados para lidarem com as condições especiais desses alunos”, salientou Aparecido.

Na mesma sessão, foi aprovado também o requerimento 1233/2019 que pede a criação de uma Central de Intermediação em Libras em Itapevi. Esse posto de atendimento será como o já implantado em São Paulo, e terá como finalidade intermediar o atendimento da pessoa com deficiência auditiva, surdos e surdo cego nos órgãos da administração pública. “O atendimento da Central de Intermediação em Libras pode ocorrer de forma presencial, por telefone ou via WhatsApp, o que facilitará muito o seu acesso por seus usuários”, destacou o parlamentar.

Relacionados