ANIMAIS DOMÉSTICOS AINDA PODEM SER VACINADOS CONTRA A RAIVA EM ITAPEVI

Vacinao_Nilton_Ramos.002Quem ainda não imunizou seus animais, pode procurar o departamento de Zoonoses

 A Prefeitura de Itapevi prossegue com o trabalho de prevenção à raiva. Somente durante a Campanha de Vacinação, realizada entre os dias 01 e 27 de agosto, foram imunizados mais de 24 mil animais. No entanto, mesmo após o encerramento oficial da ação, a Secretaria de Higiene e Saúde mantém a vacinação gratuita no setor de Zoonoses.

 “A raiva é uma doença de graves repercussões em uma comunidade, pois afeta todos os mamíferos e sua evolução determina sempre a morte do doente. Por isso, temos nos empenhado para mantê-la longe de nossa cidade”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 De acordo com a Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, a cidade não apresenta casos de transmissão em cães ou gatos desde 2001. Em agosto deste ano, porém, foram capturados dois morcegos nas regiões da Cohab II e do Jardim Santa Rita que portavam o vírus. Ambos foram enviados à capital paulista e sacrificados, já que o morcego é um dos animais transmissores do vírus.

 Por isso, o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre, informa: “o principal sintoma apresentado por um morcego acometido por raiva é a incapacidade de se desviar de obstáculos, independente da espécie. Ao localizar um morcego suspeito, o munícipe deve procurar imediatamente o setor de controle de zoonoses para que sejam tomadas as devidas providências”, afirma.

 A orientação da secretaria de Higiene e Saúde é de que cães a gatos a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas prenhas ou em fase de amamentação, podem receber a vacina. Quem ainda não vacinou este ano seu animal de estimação, deve levá-lo ao setor de Zoonoses, localizado dentro da nova sede da Secretaria de Higiene e Saúde (rua Isola Belli Leonardi, 8, Jardim Cristianópolis), às sextas-feiras, das 08h às 12h . Mais informações: 4143-8499.

Relacionados