Na noite de sábado (07), a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba, realizou a formatura da primeira turma de alunos da Escola Técnica (e-Tec Brasil), conquistada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer em 2009.
A cerimônia foi realizada no auditório do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab, onde está instalado o polo da e-Tec Brasil. Após um ano e meio de aulas presenciais e à distância, os alunos receberam o certificado de conclusão de curso e o diploma de Técnico de Administração, que lhes permite atuar em funções de apoio administrativo em organizações, controlar os procedimentos organizacionais, arquivar e organizar contas a pagar, dentre outros procedimentos.
“Hoje, os cursos técnicos permitem uma rápida inserção no mercado de trabalho e na qualidade profissional. Peço para que vocês nunca parem de estudar e, se possível, contribuam o máximo para melhorar a sociedade onde vivem com aquilo que lhes foi ensinado. Essa é a retribuição e a satisfação que queremos e aguardamos de todos vocês”, declarou o reitor do Instituto Federal, Garabed Kenchian.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu, do diretor do Departamento de Educação, Fábio José Andrade, do diretor do Campus Caraguatatuba, Adriano Aurélio Barbosa, da coordenadora do EAD do campus Caraguatatuba, Maria Dulce Alves, do coordenador do polo Itapevi, Roberto Carlos Ribeiro, da diretora do polo Itapevi, Vanuza Alves Rodrigues, e do tutor Daniel Barbosa do Nascimento.
“É uma honra poder representar esta primeira turma. Agradeço a todos que contribuíram para que, não só o meu, mas, o sonho de todos os formandos aqui presentes virassem realidade. Agradeço pelas amizades, pela confiança depositada e pelo conhecimento adquirido”, disse o aluno Michel Rodrigues.
Seja por meio da e-Tec ou pela UAB (Universidade Aberta do Brasil), a administração da prefeita Dra. Ruth, junto ao Governo Federal, vem possibilitando o acesso de centenas de pessoas ao ensino superior e técnico gratuito e de qualidade. Somente a e-Tec já atende atualmente uma média de 200 alunos, garantindo o acesso gratuito da população a cursos de nível técnico por meio do sistema de Ensino à Distância (EaD).
“Esta formatura é muito importante para mim, porque é a concretização de um sonho. Quando fui convidado para atuar ao lado da Dra. Ruth, notamos que no município não havia mão de obra qualificada para atuação em cargos empresariais. Hoje, estes alunos têm tudo para conquistar o sucesso lá fora, pois estão capacitados para isso. Desejo muita sorte a eles e que consigam alcançar seus objetivos profissionais e sucesso em suas vidas”, disse o vice-prefeito Jaci Tadeu aos formandos.
Com a implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil e da e-Tec Brasil, a população de Itapevi pode contar com uma estrutura de primeira linha e salas de videoconferência, laboratórios de informática totalmente equipados e tutores à disposição dos alunos, sempre com o intuito de investir em sua capacitação.