Agentes Comunitários de Saúde recebem qualificação profissional

Uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde rendeu qualificação profissional a 63 agentes comunitários de saúde da cidade. Os servidores participaram de um curso de formação realizado em parceria com o Centro Formador de Pessoal para a Área da Saúde (CEFOR) no final de 2014.

Nessa quinta-feira (23), os agentes receberam os certificados de formação, durante cerimônia realizada no auditório do Centro de Formação dos Professores Anísio Spínola Teixeira. Presente à cerimônia, a secretária de Governo, Ruth Banholzer, ressaltou a importância dos profissionais para a Saúde de Itapevi.

“Os agentes comunitários representam o elo entre a unidade de saúde da família e os moradores, que são o público-alvo da administração. São eles que acompanham o dia a dia dos pacientes e os encaminham às unidades para que recebam os devidos cuidados. Qualificações como essas são imprescindíveis para o sucesso do programa”, destacou Dra. Ruth.

Ao todo foram oferecidas 400 horas de curso aos profissionais, sendo 200 horas em aulas teóricas – envolvendo temas como Relações de Trabalho, Organograma e Funcionamento da Unidade, do Sistema Local de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e Trabalho em Equipe – e 200 horas em aulas práticas. Esta é a primeira de três etapas de cursos de formação que são oferecidas a esses profissionais.

Segundo a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim dos Santos, a iniciativa visa permitir que os servidores ofereçam atendimento mais humanizado e qualificado ao cidadão. “Vamos lutar para que nossos agentes comunitários de saúde possam participar das próximas etapas de formação, como mais uma forma de valorização dos profissionais e do serviço oferecido ao cidadão”, ressaltou a secretária.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Alexandre Rodrigues elogiou o trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal junto aos servidores públicos. “Sem o funcionalismo público é impossível fazer o melhor pelo cidadão de Itapevi. O prefeito Jaci Tadeu sabe disso e, por essa razão, destinou grandes investimentos ao servidor, com o aumento do auxílio-alimentação, a criação do auxílio-transporte e a aprovação do Plano de Carreira”, afirmou o vereador.

Participaram da solenidade os vereadores José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia) e Inácia Maria Nunes, além dos secretários-adjuntos José Carlos Brito Silva (Educação) e Flávia Carotta (Saúde), e técnicos da Secretaria da Saúde.

 

Relacionados