AÇÃO PREVENTIVA REDUZ DANOS CAUSADOS POR CHUVAS EM ITAPEVI

chuvasApesar das fortes chuvas, cidade não registrou grandes prejuízos

A região metropolitana de São Paulo foi mais uma vez atingida por tempestades, no final da tarde de quarta-feira (6). De acordo com o Climatempo, entre os dias 1 e 7 de janeiro choveu cerca de 45% do esperado para o mês inteiro, que já é considerado chuvoso. Capital e cidades vizinhas registraram diversos pontos de alagamento durante as chuvas torrenciais que caíram entre as 18 e as 21 horas, inundando ruas e casas, complicando o tráfego de veículos e de pessoas. Algumas cidades, inclusive, decretaram situação de emergência, dada a gravidade das inundações.

A cidade de Itapevi também foi atingida pelas fortes chuvas neste período, registrando pequenos pontos de alagamentos no centro e nos bairros Jardim Sorocabano e Jardim Vitápolis. A ação preventiva da Prefeitura de Itapevi evitou maiores prejuízos à população durante a tempestade.

A Secretaria de Obras e Serviços reforçou nos últimos dois meses a limpeza de córregos no município, retirando lixo e entulho de suas margens. Atendendo pontos estratégicos como o rio Barueri-mirim e o córrego Paim, a ação tem contribuído para redução da incidência de inundações na cidade e deve ser mantida até o fim da temporada de chuvas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, o ponto mais crítico atingido pelas águas foi o trecho da avenida Rubens Caramez, próximo ao centro da cidade, que permaneceu intransitável por cerca de duas horas. O tráfego de veículos foi desviado para ruas próximas até a normalização da situação, com o escoamento das águas, cerca de uma hora após a chuva.

“Destacamos equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Demutran para o atendimento das ocorrências na noite de ontem, em especial nesses trechos e em áreas consideradas de risco. A cidade reagiu bem às chuvas, uma vez que as vias atingidas rapidamente voltaram ao normal, em função do escoamento das águas pluviais”, afirmou o secretário Kléber Maruxo. De acordo com o secretário, para os próximos dias serão mantidas em alerta as equipes de trabalho da secretaria.

Relacionados