9.ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente acontece em 28 de maio

Acontece em 28 de maio a IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, mediada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro). A reunião é uma das etapas que antecedem a Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, que acontece no final do ano, em Brasília, e apresenta como título ‘Plano Decenal: fortalecendo a rede de Conselhos dos Direitos’.

No último dia 14 (quinta-feira),a sociedade civil itapeviense, representada por crianças e adolescentes integrantes de projetos sociais de entidades assistenciais e participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, executado nos equipamentos públicos, participaram da IV Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No primeiro encontro foram explicados como funcionam os principais pontos desses direitos, por meio de uma peça teatral. Outra importante contribuição para o esclarecimento dessas esferas foi a palestra sobre o tema central da Conferência, ministrada pela professora doutora da PUC de São Paulo, Márcia Guerra, que destacou o diferencial no trabalho realizado pelos assistentes sociais e educadores na rede municipal. 

“Esta é a 28º conferência que participo no Estado e, quero parabenizar toda a equipe de profissionais que participaram da preparação e conscientização desses jovens. Durante a conversa com alguns deles, pude perceber que estão realmente interados com a importância das opiniões e apontamentos destacados por eles nas reuniões. Entre as cidades que realizei palestras sobre o tema, Itapevi apresentou este diferencial”, comentou Márcia.

Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, “as Conferências visam fortalecer o papel do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, que se constitui em importante instrumento de mobilização e participação da população na discussão e na busca de soluções para os problemas que afligem as questões voltadas ao público infanto-juvenil”.

Já a secretária de Governo, Ruth Banholzer, destacou o peso de momentos como estes no desenvolvimento dos âmbitos sociais. “Oportunidades como esta, onde ocorre à participação das crianças e adolescentes é um momento ricamente produtivo, uma vez que eles se expressam e ajudam na reestruturação das diretrizes que irão refletir diretamente na vida deles”,destacou a secretária.

Também estiveram presentes à ocasião, o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), o conselheiro tutelar, Thiago da Silva Santos, o diretor da Associação Comercial de Itapevi (ACITA), Marcelo Ribeiro, entre outros representantes de entidades assistenciais, gestores e educadores da cidade.

A Conferência também servirá para colher subsídios à elaboração do “Plano Decenal de Atendimento” que é, em última análise, a materialização da política de atendimento à criança e ao adolescente em execução pelo Poder Público.

SERVIÇO

IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Local: Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira

Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro.

Data: 28 de maio, às 8h00

Relacionados