Prefeitura de Itapevi lança Cartilha do Trabalhador e media contratação de profissionais a empresas

Foi lançada nesta quarta-feira (13) a Cartilha do Trabalhador, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) de Itapevi, contendo dicas e informações importantes para os candidatos às vagas de emprego no andamento dos processos de seleção de empresas.

Segundo a secretária Sandra Mendes, a criação do material se deu em função da dificuldade que muitos moradores da cidade apresentam quando participam das entrevistas de emprego. Dessa forma, a cartilha serve como orientação para futuras seleções. “A forma de se vestir e de se expressar, a postura frente ao selecionador, tudo isso faz diferença quando se apresenta a uma vaga. Estar preparado para isso é fundamental”, afirmou.

Foram confeccionados 11 mil exemplares, que serão distribuídos aos moradores que procuram os serviços da SDET, como emissão de carteira de trabalho, programas de formação e qualificação e, principalmente, cadastramento para vagas de emprego. Essas informações também estão presentes na cartilha.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Câmara Municipal, Julio Portela. “Toda informação a mais é bem vinda na hora em que estamos pleiteando uma vaga de emprego. E essa cartilha vem em boa hora, na qual vemos que surgem inúmeras vagas de emprego na cidade, que podem ser ocupadas por moradores de Itapevi”, comentou.

O lançamento oficial aconteceu no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei, na abertura de um grande processo seletivo para preenchimento de cerca de 100 vagas na área operacional de empresas como Carrefour, McDonald’s, Parla e Centrix. A SDET intermediou a seleção, identificando e convocando mais de 300 candidatos em bairros da cidade.

“Nessa ocasião, atuamos em parceria com a Secretaria da Educação, distribuindo convites entre estudantes de escolas de Amador Bueno, Jardim São Carlos e Parque Suburbano. Sabemos que as crianças são os melhores transmissores de informação e aproveitamos essa característica para atingir o maior número de candidatos”, ressaltou Sandra Mendes.

Presente à atividade, a secretária de Governo, Ruth Banholzer, relembrou o processo de crescimento da cidade a partir de 2005. “Itapevi era considerada uma cidade dormitório, sem estrutura para receber empresas e, consequentemente, sem empregos. Então iniciamos um projeto que permitiu a vinda de mais de 100 empresas a partir da implantação de infraestrutura nos bairros e, principalmente, nos pólos industriais”, reforçou.

Já o prefeito Jaci Tadeu ressaltou os próximos passos da administração municipal. “Temos hoje um bom nível de empregabilidade. No entanto, nosso desafio é qualificar nossos candidatos a essas vagas. Dessa forma, a atuação da Prefeitura é voltada à implantação de cursos de nível profissionalizante técnico e superior. Já possuímos a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Escola Técnica Federal e cursos técnicos estaduais e do SENAI. Queremos mais e estamos buscando a instalação de mais um pólo da UAB e das escolas técnicas estadual e do SENAI na cidade”, finalizou Jaci Tadeu.

Participaram das atividades os secretários Israel Marques (Trânsito e Transportes) e Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), além do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Luiz Carlos Delgado de Aguiar.

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