5ª Mostra Cultural é promovida pela Prefeitura de Itapevi

Mostra_CulturalA presença de centenas de munícipes marcou os dois dias de apresentações de dança, música e teatro da 5ª Mostra Cultural Arnaldo Paloschi, evento realizado anualmente, pela Prefeitura de Itapevi, em homenagem ao conhecido professor de teatro do Departamento Municipal de Cultura, que faleceu em abril de 2007.

Organizada pelo Departamento de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Educação e Cultura, a Mostra Cultural apresentou músicas interpretadas pela Banda Sinfônica, além de danças apresentadas pela Companhia de Dança e peças encenadas pela Companhia de Teatro, no Espaço Cultural 930.

Na abertura do evento, o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, ressaltou como o incentivo à cultura é importante para a cidade. “Nós estamos fazendo história em Itapevi. Hoje temos orquestra, dança e teatro de qualidade e acessível para todos. Estamos conquistando respeito, dando oportunidades e descobrindo talentos. Nossa cidade nunca mais será a mesma depois de tantas manifestações culturais”, disse Jaci Tadeu.

Na sexta-feira (27), o público pode acompanhar as apresentações da Cia. Municipal de Dança com as coreografias “Bope”, “D. Quixote”, “Guerreiras” e “Maraba Raqs”. Além das danças, a Banda Sinfônica Municipal – 1ª colocada na categoria “Corpo Musical” na IV CONFABAN, realizada em Amparo-SP –, também se apresentou e emocionou o público com as canções “Galante Marines”, “Disney March” e “Disney Espetacular”.

Para o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, ter uma boa base cultural é importante para que as próximas gerações possam desenvolver suas habilidades. “Itapevi já é uma cidade de oportunidades, e isso nos permite que cada vez mais possamos investir em cultura para que todos tenham oportunidade de mostrar suas qualidades”, lembrou o secretário.

No sábado (28) foi a vez da Cia. Municipal de Teatro realizar suas apresentações. Abrindo a noite de espetáculos, com texto de Maria Clara Machado e direção de Talita Admertides, os alunos da Cia. de Teatro apresentaram a peça “Pluft, o fantasminha”. Na sequência, quem encantou a platéia foram os atores que encenaram o drama “O espião”, com texto de Bertold Brecht e direção de Daniel Bernardes.

Arnaldo Paloschi

Profissional dedicado e talentoso, Arnaldo Paloschi ministrava aulas de teatro a centenas de alunos com idades entre 7 e 14 anos, e foi o responsável por diversas peças teatrais apresentadas no município. Entre elas, “Caçadores de Fantasmas”, a comédia “Revolução das Mulheres” e “O Diabo Feminista”.

 

Uma das marcas do professor era sua preocupação em ampliar o acesso da população às manifestações artísticas, levando as apresentações às unidades escolares. Somente a peça “Pluft, o Fantasminha” divertiu centenas de munícipes de Itapevi e Osasco, em mais de 60 apresentações gratuitas. 

Relacionados