4ª Conferência Municipal da Cultura debate propostas para o setor na cidade

Encontro começa na próxima segunda (02) e traz a “Democracia e Direito à Cultura” como tema principal e elege delegados para a conferência estadual

Debater e receber as propostas para o segmento na cidade serão os principais objetivos da 4ª Conferência Municipal da Cultura (CNC), que será realizado a partir da próxima segunda-feira (02), no Teatro Municipal de Itapevi (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro), das 18h às 20h. Para esta edição, o evento trará como tema central “Democracia e Direito à Cultura”. Qualquer cidadão maior de 16 anos poderá participar, desde que esteja devidamente inscrito.

O encontro prossegue até sexta-feira (06). Durante cinco dias, os inscritos também vão eleger os 12 delegados que irão representar e levar ideias discutidas em nível municipal para os congressos Estadual e Nacional de Cultura. Ambos também entram na quarta edição. A temática escolhida será organizada em seis diferentes eixos.

Para participar, o interessado deverá se credenciar na quinta-feira (05), das 18h às 19h. Os cadastrados no evento serão divididos da seguinte forma: delegados, com direito a falar e a voto; convidados que poderão expor suas ideias e observadores sem direito a voz e a votar.

Quem quiser se candidatar a delegado, deverá comprovar que é residente em Itapevi. Além disso, precisa ter atuação cultural mínima de dois anos, comprovados por meio de portfólio com fotografias, reportagens publicadas em qualquer meio de comunicação ou mídias sociais. Todos os detalhes da conferência estão no decreto publicado neste mês pela Prefeitura (clique aqui).

Como será

O tema escolhido para a conferência será dividido em seis diferentes eixos. Um deles é a “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”. A “Democratização do acesso à cultura e Participação Social” será o outro subtema discutido no evento.

Os outros eixos serão “Identidade, Patrimônio” e Memória”; “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”; “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade” e “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”. Todos eles passarão por debates nos painéis e palestras previstas no evento.

Fora isso, a conferência contará com grupos de trabalho. Cada um ficará responsável pela construção de propostas de um determinado eixo previsto para conferência. Todas serão levadas para ampla discussão durante a plenária final.

Eleição dos delegados

Ao final, os 12 delegados serão escolhidos por meio do voto. A eleição desses representantes para as conferências estadual e federal vai obedecer os seguintes critérios: seis vagas serão preenchidas por interessados da sociedade civil. As outras seis ficarão reservadas para pessoas ligadas ao governo local (Prefeitura e Câmara).

Serviço

4ª Conferência Municipal da Cultura

Tema:  “Democracia e Direito à Cultura”

Quando: de segunda (02 de outubro) à sexta-feira (06 de outubro)

Horário: das 18h às 20h

Local: Teatro Municipal de Itapevi

Endereço: Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro

Relacionados