3o Fórum de Desenvolvimento de Itapevi começa na sexta-feira (04) e terá programação estendida

Devido ao sucesso do anúncio do 3o Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico de Itapevi – Empregabilidade e Qualificação Profissional, realizado há duas semanas pelo prefeito Jaci Tadeu, e motivado pela procura de empresas interessadas em participar, a Prefeitura solicitou ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) a ampliação da programação do evento.

O fórum será realizado no dia 4 de outubro e terá uma segunda etapa nos dias 22 e 23 de novembro, no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (Avenida Rubens Caramez, 1000, Centro), sempre a partir das 9h. Segundo Sergio Marchesi, vice-diretor do CIESP Castelo, esta terceira edição do evento nasce integrada à nova filosofia do Fórum de Desenvolvimento Regional, que é parte integrante do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, criado recentemente.

“Se considerarmos que o Encontro Empresarial 2013, realizado em Barueri também pelo  Ciesp, teve foco no fomento de negócios,  e  agora, o de Itapevi terá atenção voltada à capacitação de profissionais e à empregabilidade, conclui-se que esse evento vem complementar o anterior”, enfatizou Marchesi.

Os organizadores acreditam que esse evento se coloca na agenda do Fórum Regional de Desenvolvimento, que é um braço de sustentação do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que integra as cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Cotia.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a ampliação do Fórum de Desenvolvimento de Itapevi é um marco e certamente beneficiará a todos. “As duas edições anteriores, em 2008 e 2012, foram realizadas sem a visão ampla de se integrar a uma discussão regional. Itapevi hoje gera vaga de emprego para moradores da cidade e da região. Nada melhor que estender a programação para que o espectro econômico da região seja plenamente atendido”, destacou Jaci.

Programação

No dia 4 de outubro acontecerá a primeira rodada do Balcão de Empregos. Os currículos encaminhados à Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Social de Itapevi foram previamente selecionados de acordo com o interesse das empresas participantes e os candidatos serão convidados a participar de entrevistas neste dia.

“Nossa expectativa é preencher entre os dias 4 de outubro de 23 de novembro cerca de 1500 vagas já captadas. O Fórum nasce vitorioso graças ao trabalho que realizamos há anos em parceria com diversas empresas”, destacou o secretário da pasta, Jaci Pinheiro. Entre as empresas já confirmadas estão B2W Digital, Centrix, Construhidra, CSU, Mc Donald’s, Carrefour, Netshoes e Habib’s.

Jaci Pinheiro ressalta que os interessados em participar das entrevistas devem fazer cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funciona na Avenida Presidente Vargas, 88, Vila Nova. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, a partir das 8 horas, com entrega de senhas. O candidato deve estar munido de CTPS, RG, CPF e Comprovante com número de PIS/PASEP/NIT ou NIS, todos os documentos originais. Os atendentes irão fazer o cadastro e, caso se enquadrarem no perfil profissional das empresas, serão convidados a participar das entrevistas.

2ª etapa do Fórum

Nos dias 22 e 23 de novembro haverá nova ação do Balcão de Emprego, contando com mais adesões das empresas participantes. Palestras de capacitação profissional e motivacional serão ministradas pelos representantes do Sebrae, Senac, Senai, SESI e OAB. Teste vocacional e ginástica laboral serão oferecidos gratuitamente nos dois dias.

Temas das mesas de debates

. Juventude: Primeiro Emprego;

. A Mulher e o Mercado de Trabalho;

. Pessoas com Deficiência;

. Fontes de Financiamento e Facilitação de Crédito ao Microempreendedor;

. Itapevi: O Comércio como Vocação;

. O Papel do Funcionalismo Público na Empregabilidade em Itapevi;

. Arte, Cultura e Esporte como Alternativa de Empregabilidade

 

 

Relacionados