2º Encontro de Devotos de Nossa Senhora em Itapevi acontece dia 21

Nossa_SenhoraNo dia 21 de agosto, acontecerá em Itapevi o 2.º Encontro de Devotos de Nossa Senhora Aparecida, evento que vai trazer pelo segundo ano consecutivo, diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, a imagem peregrina de Nossa Senhora, santa considerada pelos católicos como a padroeira do Brasil.

Organizado pela comunidade católica da cidade, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Itapevi e da Câmara Municipal. Os organizadores realizarão uma grande recepção para a peregrina, e a partir das 8h, a comunidade vai se concentrar na entrada da cidade para receber a imagem de Nossa Senhora.

A chegada da imagem peregrina está prevista para acontecer às 9h e será recepcionada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer e pelo vice-prefeito e presidente da comissão organizadora do 2º Encontro, Jaci Tadeu da Silva. Os padres Adilson, da Igreja Nossa Senhora Aparecida; Marcos Martiniano, da Igreja Cristo Rei, Roberto Ornoni, da Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças; Alexandre e Fábio, da Igreja Matriz São Judas Tadeu, também estarão presentes e participarão da recepção.   

Na sequência, a imagem será conduzida pela Guarda de Honra da Guarda Municipal. A comunidade sairá em procissão pelas principais ruas da cidade a caminho do Centro de Eventos (CEMIP), onde haverá uma Solenidade de Coroação de Nossa Senhora Aparecida, e a população vai receber a benção do Bispo Dom Ercílio Turco. No local, acontecerá ainda um Show da Fé com o radialista Fábio Teruel, da rádio Tupi/AM/1150. Durante o evento, a Banda Musical da GMI apresentará um arranjo especial aos devotos.

Após a celebração, a imagem peregrina será levada em carreata à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e permanecerá em Itapevi até o dia 26 de setembro. Durante sua permanência na cidade, a santa ficará exposta para visitação pública nas Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Amador Bueno), de 21/08 a 05/09, Cristo Rei (Jardim Portela), de 05 a 12/09, São Judas Tadeu (Centro), de 12 a 19/09 e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Vila Dr. Cardoso), de 19 a 26/09 quando se despedirá da cidade.

Além da participação da Guarda Municipal, a Prefeitura de Itapevi também disponibilizará equipes do Demutran – que criarão bolsões de estacionamento para ônibus e organizarão o trânsito na região – e do SAMU – que estará em pontos estratégicos para atendimentos emergenciais.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o 2º Encontro de Devotos de Nossa Senhora Aparecida será um sucesso. “Em conjunto com a comunidade católica de Itapevi, organizamos este evento com muita antecedência para que os fiéis possam receber a imagem da peregrina. Desta forma, acredito que, unidos, realizaremos uma grande festa”, frisa Dra, Ruth.

O primeiro Encontro com os Devotos de Nossa Senhora foi realizado em 2009, quando milhares de fiéis fizeram procissão pelas ruas da cidade. Com a realização do primeiro encontro, foi criada pela Câmara Municipal e aprovada pela Prefeitura, a lei municipal n.º 1.962/09, determinando a sua realização sempre no terceiro sábado do mês de agosto.

 

PROGRAMAÇÃO:

8h00 – Concentração em frente à Secretaria de Educação e Cultura, na rua Dimarães Antonio Sandei

9h00 – Recepção da Imagem Peregrina

9h20 – Início da Procissão

Saída da rua Dimarães Antonio Sandei em direção ao CEMIP (avenida Rubens Caramez, 1000).

10h00 – Chegada ao CEMIP

Condução de autoridades ao palco e preparação da entrada da Imagem Peregrina.

10h45 – Abertura Oficial da Cerimônia

Entrada da Imagem Peregrina, conduzida pela Guarda de Honra da Guarda Municipal e padres das paróquias

Execução do Hino Nacional Brasileiro

Início da Solenidade de Coroação de Nossa Senhora Aparecida

Show de Fábio Teruel.

12h00 – Enceramento

Traslado da Imagem para a Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde permanecerá para visitação pública.

 

VISITAÇÃO PÚBLICA DA SANTA PEREGRINA

De 21 a 05 de setembro

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Amador Bueno

05 de setembro a 12 de setembro

Paróquia Cristo Rei – Jardim Portela

12 de setembro a 19 de setembro

Paróquia São Judas Tadeu – Centro

19 de setembro a 26 de setembro

Paróquia Medianeira – Vila Dr. Cardoso

26 de setembro – 18h00 – Despedida com missa festiva

 

Romaria de Itapevi

O 2º Encontro de Devotos de Nossa Senhora não é único evento que reune milhares de fiéis em Itapevi, já que a Fé e religiosidade são duas características marcantes da população. A exemplo disso, no sábado (31 de julho), os munícipes participaram da 46ª Romaria de Itapevi a Pirapora do Bom Jesus.

O tradicional evento foi aberto no dia 18 de julho, com a 1ª Queima do Alho, que aconteceu no Clube Atenas, e reuniu cerca de mil pessoas. Ao longo dos outros dias, aconteceu o Bailão do Cowboy (23) e uma Missa dos Romeiros (25), realizada na Igreja São Judas Tadeu.

No dia 31, a Romaria partiu a caminho de Pirapora do Bom Jesus. Para prestigiar os Romeiros, estiveram presentes a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o vice-prefeito Jaci Tadeu, o vereador Igor Soares Ebert, Paulo Rogiério de Almeida (Professor Paulinho) e o secretário de Segurança, Kléber Ferreira Maruxo.

“É sempre bom ver toda a família reunida para compartilhar de momentos de fé como estes. Na Romaria, por exemplo, todo ano, jovens, adultos e crianças se juntam sempre em clima de muita devoção e de união para seguirem até Pirapora” comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Os Romeiros retornaram no dia 01 de agosto e, de acordo com a Associação de Romeiros de Itapevi, o evento reuniu aproximadamente três mil pessoas e mais uma vez foi um sucesso.

Relacionados