Vereadores de Jandira se reúnem para discutir futuro da prefeita Anabel

Anabel1Parlamentares irão debater que posições tomar diante da atual situação política de Jandira. Instabilidade dificulta definição de cenário eleitoral de 2012

Os vereadores de Jandira devem debater, nos próximos dias, o futuro da atual prefeita da cidade Anabel Sabatine (PSDB). Na reunião, que deve acontecer antes da sessão ordinária de terça-feira, 10, os legisladores discutirão que posição tomar diante do cenário político do município.

Nos bastidores, há quem diga que a tucana corre o risco de sofrer um impeachment. Isso porque o Tribunal de Justiça (TJ-SP) analisa o pedido da polícia para voltar a investigar a prefeita por suposta participação na execução do ex-prefeito da cidade Braz Paschoalin, morto com onze tiros de fuzil em 10 de dezembro de 2010.

Se Anabel retornar à linha de investigação, a Lei Orgânica do município prevê a suspensão da prefeita, que ficaria 180 dias afastada do cargo. Nesse período, uma comissão criada pela Câmara Municipal apuraria seu suposto envolvimento no crime. Ao final do prazo, o resultado da investigação seria submetido ao plenário para que os parlamentares decidissem qual medida tomar, dentre elas, há a possibilidade de pedir a cassação do mandato da tucana.

O procedimento está previsto no artigo 48, da Lei Orgânica do município: “O prefeito ficará suspenso das suas funções (I) nas infrações penais comuns, se recebida denúncia ou queixa-crime pelo Tribunal de Justiça do Estado”.

Segundo vereadores, se Anabel for citada no processo que investiga a morte de Braz já está configurada a infração penal. Os parlamentares inclusive já têm um encarregado para analisar os autos do processo.

Indefinido

A situação agrava ainda mais a instabilidade política que Jandira enfrenta, desde dezembro, e intensifica os questionamentos sobre o cenário das eleições de 2012. Enquanto nas cidades vizinhas começam a surgir potenciais candidatos ao comando das prefeituras, a disputa em Jandira permanece indefinida.

Além de Anabel, candidata natural à reeleição, outros políticos têm futuro incerto na cidade. Dentre eles, o ex-prefeito Paulo Henrique Barjud (PT), conhecido como Paulinho Bururu. O petista está sendo investigado por suposto envolvimento com a máfia da merenda e já teve doze imóveis sequestrados pela Justiça. Em março, ele chegou a ser preso por porte ilegal de arma, mas foi solto no mesmo dia e responde ao processo em liberdade.

A condenação de onze parlamentares jandirenses por uso injustificado da cota de combustível também pode retirar nomes fortes da disputa pela sucessão municipal, como o do atual presidente da Câmara Wesley Teixeira (PSB), do vereador Reginaldo Camilo dos Santos (PT), o Zezinho, e de Geraldo Teotônio da Silva (sem partido), o Gê. Isso porque, a sentença do juiz Claudio Salvetti D’Angelo, da 2ª Vara Distrital de Jandira, prevê a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por oito anos. No entanto, os legisladores já afirmaram que vão recorrer da decisão.

Relacionados