Vereadores buscam ações destinadas a saúde masculina

A saúde do homem voltou a pauta na Câmara Municipal de Itapevi, na sessão da última terça-feira, 15. Os vereadores aprovaram requerimento (R. 600) que pede estudos para implantação do centro de referência da saúde do homem em Itapevi.

O requerimento foi proposto pelo vereador professor Paulinho, o documento destaca que a iniciativa busca chamar a atenção da população masculina para importância dos cuidados básicos com a saúde, algo que ocorre com mais naturalidade entre as mulheres. “Precisamos universalizar ainda mais o acesso à saúde em Itapevi, essa medida pode auxiliar muitos homens a prevenir doenças silenciosas como a hipertensão, além de possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, argumenta o vereador.

No documento, o parlamentar também fez referência ao Centro de Referência de Saúde do Homem do Governo do Estado, que desde 2008 vem promovendo a prevenção e o tratamento das principais doenças que afetam os homens. “A unidade estadual trouxe ao debate a importância dos cuidados precoces com a saúde do homem, além de ser uma referência na América Latina”, frisou prof. Paulinho.

O vereador Bolor destacou a necessidade de a cidade contar com ações que visem a atenção integral da saúde do homem, além de lembrar que Itapevi conta com uma lei municipal que estabelece a Semana Municipal da Saúde Masculina.  “Trazer para o debate público a importância da saúde do homem é um grande passo, pois precisamos chamar a atenção da classe masculina sobre a importância com a saúde”, falou Bolor, que também destacou a necessidade de colocar em prática a lei municipal: “Aprovamos recentemente uma lei que estabelece a semana municipal da saúde masculina, um instrumento que precisa ser tirando do papel o quanto antes”.

O projeto de lei

Sancionada em maio, deste ano, a Lei 2.320/2015 estabelece a Semana da Saúde Masculina entre os dias 15 e 21 de julho de cada ano, com ações preventivas as enfermidades próprias do gênero masculino no município de Itapevi.

Relacionados