Tigresa que virá para Cotia é resgatada no Piauí com ajuda do exército

tigresa1“Yamma”!

Esse é o novo nome da tigresa que foi retirada de um circo em Teresina, no Piauí, pelo IBAMA, após serem constatados maus tratos ao animal. Ela foi doada ao Circo Latino Americano, por outro circo que faliu.

Com a saúde debilitada e precisando de cuidados especiais, ela deve chegar a Cotia nos próximos dias, e será recebida pelo Rancho dos Gnomos, a exemplo do leão Alex.

tigresa2Silvia e Marcos Pompeu viajaram nessa quinta-feira com uma equipe de 7 pessoas, para resgatar o animal. Na equipe, a bióloga Andréia, a veterinária Kelly, o cinegrafista Croco, a jornalista Vanessa e o Major Sobrinho do Exército, que também é veterinário e garantirá a retirada do animal no circo.

 Confira todo o processo.

“Ela tem 15 anos e está com cegueira em um dos olhos. Já não participa de números no circo há três anos. O Rancho recebeu a consulta do IBAMA, pois o parque zoobotânico da cidade não pode ficar com ela, alegando falta de estrutura”, disse.

 O Rancho dos Gnomos conseguiu patrocínio para resgatar o animal e trazê-la para o Rancho.

“Tiquiça”, como era chamada pelos membros do circo, vai receber o nome de Yamma, uma homenagem de Silvia e Marcos à esposa do Dr. Eduardo Jorge, da Secretaria de Meio Ambiente.

Um caminhão de Guidinho Fecchio foi buscar a tigresa. “São 4 dias de viagem da ida e mais quatro na volta”, disse Guidinho. O caminhão deixou Cotia na madrugada de terça-feira, levando todos os apetrechos para a viagem de volta.

“Compramos um “kit” contendo uma bomba aspersora, para borrifar água na tigresa durante a viagem, por causa do calor”, disse Silvia, contando que por natureza os tigres são animais que adoram água.

Ela receberá os primeiros cuidados da bióloga Andréia, antes de ser colocada na jaula que a trará á Cotia. Andréia trabalha com florais e deve pulverizar nela um óleo essencial de citronela com cravo, que os felinos amam, para que ela se desloque espontaneamente de uma jaula para outra, sem necessitar de anestésico.

O cinegrafista Croco e a jornalista Vanessa devem documentar toda a viagem.

 

Susto

CircoQuando o caminhão já estava na estrada há pelo menos dois dias, o Rancho dos Gnomos recebeu a notícia de que o dono do circo havia fugido com a tigresa, para não entregá-la. A polícia foi acionada e iniciou as buscas nas regiões vizinhas. Ontem, minutos antes de irem para o aeroporto, Silvia e Marcos receberam uma ligação do IBAMA, informando que o circo já havia sido localizado no sul de Teresina.

Silvia Pompeu informou que a situação da tigresa é crítica. Bombas estão borrifando água no animal, que está bastante ofegante.

O exército isolou toda a área, após localizarem o circo na fronteira com o Estado do Maranhão.

Os profissionais de saúde do Rancho dos Gnomos estão cercando energeticamente o animal para iniciar os procedimentos de resgate. Teme-se que ela sofra uma parada cardíaca por conta do stress e de estar tão ofegante.

 

Últimas Notícias

Tigresa reagiu ao trabalho energético feito pela bióloga Andréia e pela equipe do Rancho dos Gnomos.

“Yamma estava bastante abatida quando a encontramos, e foi preciso um trabalho energético muito grande para estabilizar as suas energias”, disse Silvia.

A bióloga Andréia montou uma mesa de radiestesia, e trabalhou através de física quântica, com florais e incensos ao redor e embaixo da jaula.

“Preciso de energia”! Disse Andréia! Foi quando todos se reuniram e vibraram ao redor do animal, que rapidamente reagiu. “Abrimos a porta da jaula, ela hesitou por alguns instantes, e entrou”, disse Silvia.

“É muito difícil fazer um trabalho de equilíbrio energético diante de todo o público que estava em volta. Havia o pessoal do circo, a população do bairro, foi realmente difícil, mas acabou dando tudo certo”, contou.

Após entrar na jaula do IBAMA, a tigresa recebeu água saída dos borrifadores, e “tomou seu banho”.

“Ela beijou a mão do Marcos, fez graçinha, deitou, rolou, vocalizou um grunhido…é inacreditável a reação após a aplicação da aromaterapia e dos florais de citronela e cravo”, relatou Silvia.

Tudo correu tranquilamente, e ainda segundo Silvia, o pessoal do circo não criou problema. Antes de deixar o local, Marcos e Silvia foram conversar com o dono do circo, e deixaram a mensagem que ele deve retomar seu trabalho e se conscientizar de não usar animais nos espetáculos.

A TIGRESA

Silvia usou como exemplo o tigre do Rancho, o Bengalinha, que hoje pesa 300 quilos. “A Yamma está tão magra que não tem mais do que 100 quilos, prá você ter uma idéia”.

 Fonte e Fotos – Viva Cotia

Relacionados