Semana Municipal de Educação Ambiental é marcada por diversas atividades em Itapevi

Semana_AmbientalA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou entre os dias 20 e 24 de setembro, a Semana Municipal de Educação Ambiental, que foi marcada por uma série de atividades voltadas a conscientização social sobre formas de preservação, cuidados ambientais, reciclagem e sustentabilidade.

Com vasta programação formada por palestras e atividades práticas, os profissionais do Meio Ambiente percorreram as comunidades itapevienses realizando trabalhos junto a crianças, jovens e demais munícipes.

Na manhã de segunda-feira (20), no bairro Vila da Paz, foi realizado o plantio de 235 árvores ao redor do campo de futebol e terrenos próximos da comunidade, contando com a participação de crianças moradoras do local, do secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas, e da prefeita Dra. Ruth Banholzer. No período da tarde, alunos do Instituto Fortalecer participaram de montagem de brinquedos produzidos com materiais recicláveis.

“Iniciativas como esta fazem com que consigamos resgatar a atenção das pessoas com relação à atual situação de nosso planeta, além de criarmos em nossas crianças maior responsabilidade ambiental”, disse a prefeita Dra. Ruth.

Na tarde da terça-feira (21), em comemoração ao Dia a Árvore, cerca de 60 crianças do CEMEB Cecília Belli participaram de uma atividade especial de criação de hortas suspensas, na unidade escolar. Com a utilização de garrafas pet como base de suporte, os alunos elaboraram pequenas hortas, utilizando pedras-cascalho, terra e sementes de coentro e salsa.

Dando continuidade ao plantio das mudas na Vila da Paz, na quarta-feira (22), a ação teve participação de alunos do ‘Projeto Matéria-prima’, do Instituto Eurofarma, que auxiliaram na plantação de 207 mudas, além de entrevistarem o secretário Evangelista e o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva.

“Os rios da cidade eram puros e cristalinos. Hoje, infelizmente, não conseguimos nem chegar perto deles. Se acreditarmos e realizarmos mais iniciativas como esta do plantio, talvez consigamos inverter, futuramente, a situação”, disse Jaci Tadeu.

No período da tarde, na garagem da empresa Benfica, no Jardim da Rainha, como parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da empresa, a gestora ambiental Juliana Raia e o biólogo Fernando Campos ministraram palestra abordando a produção de lixo e o uso da água no planeta.

O funcionário da empresa, Reginaldo Vieira Silva, de 29 anos, disse que palestras como estas são importantes para se aprender a utilizar corretamente os recursos naturais sem agredi-los. “Aprendemos a importância da separação do lixo e o destino correto que o mesmo deve tomar para não prejudicar o planeta. A questão é que todos poderiam se adequar a mais essa prática”, disse Reginaldo.

No CEMEB Luis Antonio de Oliveira, no bairro Quatro Encruzilhadas, as crianças do Ensino Fundamental participaram de uma apresentação do escritor e biólogo Cesar Obeid, na manhã da quinta-feira (23). O convidado é autor do livro ‘Aquecimento Global não dá rima com legal’, que explica fatos sobre o aquecimento global terrestre por meio de literatura de cordel.

“É um trabalho instrutivo e agradável. É importante criarmos formas diferenciadas de aprendizagem para crianças, pois conseguimos trabalhar melhor suas formas de interpretação e fazê-las criar gosto pelo meio ambiente”, disse o diretor da unidade, João Carneiro.

Encerrando a atividade semanal, na sexta-feira (24) cerca de 30 crianças do projeto ‘Espaço Amigo’, do CRAS Amador Bueno foram levados ao Condomínio Vila Verde. No local, os alunos tiveram acesso a informações sobre fauna e flora, ambulatório de aves, viveiro de pássaros e uma pequena trilha, acompanhadas por profissionais do Meio Ambiental e da bióloga Adriana Pereira.

No Viveiro Municipal, situado na Rua Manoel Alves Mendes, 125, no Centro, a Prefeitura distribuiu cerca de 95 mudas de árvores, prontas para o plantio. Na Vila da Paz, foram plantadas uma média de 950 árvores no total durante a semana.

Relacionados