Secretaria de Saúde define ações para o Dezembro Vermelho na cidade

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá desenvolver várias ações durante a campanha Dezembro Vermelho, de prevenção à Aids. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da SÍFILIS.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é dia 1º de dezembro, mas o mês inteiro passa a ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) desde a publicação da Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República.

A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), e ainda é uma das cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 a 34 anos de idade em São Paulo. Tal doença ataca as células de defesas do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. O HIV pode ser transmitido através do sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral), do compartilhamento de seringas e agulhas, da transfusão de sangue contaminado, de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS até o momento não tem cura, e ainda representa um problema de saúde pública de grande relevância.

Em Jandira a programação da Campanha inclui:

·         Testagem para HIV e Sífilis;

·         Distribuição de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

A população contará com orientações sobre prevenção de IST/ HIV- AIDS.

A Campanha “Fique Sabendo”, acontece de 2 a 6 de dezembro em todas as UBSs, e no dia 7 de dezembro será uma ação EXTRA MURO, que acontecerá no AMEJ das 9h às 17h.

Relacionados