Secretaria de Obras de Itapevi investe em infraestrutura viária em diversos bairros

Muros_GabiaoCom o objetivo de garantir segurança aos munícipes prevenindo deslizamentos de terra e possíveis danos à estrutura de ruas na cidade, a Prefeitura de Itapevi intensificou a construção de muros de gabião – armações de ferro em forma de caixa, compostas por pedras – em diversos pontos do município.

Uma das principais ações realizadas pela Prefeitura ocorre na rua Claro Camargo Ribeiro, ao lado do CEMEB Jornalista João Valério de Paula Neto, em Amador Bueno.

Profissionais recuperaram parte do calçamento e do passeio de trecho da via, implantando gabiões ao lado da pista, de modo a evitar o desgaste do pavimento da rua. Serviço semelhante está sendo feito na rua Serra Formosa, no Jardim Rosemeire, próximo ao CEMEB Antonio Manoel de Oliveira.

As obras também estão sendo realizadas nos bairros de Ambuitá, Jardim Alabama, Jardim Paulista, Jardim Santa Rita, Parque Suburbano, Vila Nova Itapevi e Vila São João. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços, os muros estão sendo construídos em ruas íngremes onde há excesso de circulação de águas pluviais e tráfego intenso de veículos pesados que, com o passar do tempo, comprometem a qualidade do pavimento.

O serviço complementa as ações de pavimentação mantidas pela administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer. Somente nos últimos dias, três bairros de Itapevi passaram a ser atendidos pela Secretaria de Obras e Serviços. “Iniciamos ações nos bairros Chácara Santa Cecília, Cohab 2 e Ambuitá e está em andamento a pavimentação de diversas ruas no Parque Suburbano”, comentou a prefeita.

Além disso, profissionais realizam a implantação de gabiões em parte do leito do rio Barueri-mirim, na rua Lafaiete Rodrigues, no Jardim Vitápolis. Neste caso, a ação privilegia a proteção aos pedestres que circulam diariamente pela via. O serviço complementa as manutenções preventivas a enchentes feitas ao longo do rio por parte da administração municipal.

Realizadas durante todo o ano, as ações preventivas a enchentes são reforçadas pela Prefeitura nos meses que antecedem o período de fortes chuvas. “Além do rio Barueri-mirim, atendemos córregos em diversos bairros de Itapevi com um serviço que tem contribuído para a redução de danos causados por inundações na cidade”, ressaltou Dra. Ruth.

Relacionados