A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria de Obras da cidade, divulga um balanço com as principais realizações da pasta durante o mês de Maio de 2021.
Um dos equipamentos públicos que apresentou ações de zeladoria foi a área central de eventos, onde foi realizada a limpeza, roçagem e capinagem de toda a área e, por fim, a colocação de lixeiras para que a população auxilie na manutenção do espaço.
“Esperamos a colaboração da população para que possamos manter nossa cidade limpa.” destaca o comunicado apresentado pela Secretaria de Obras.
Ainda no centro da cidade de Jandira, foi realizada a substituição de tampas de bueiros, possibilitando maior segurança aos pedestres que circulam na região.
Foram realizados os serviços de limpeza, roçagem e capinagem em frente a Casa do trabalhador e banco de alimentos; na praça central de Jandira; na Câmara Municipal de Jandira; nos canteiros da estação de trem e nos canteiros da Avenida João Balhesteiro.
“Para nós, não existe Obra menos importante, pois, temos a proposta de promover um melhor ambiente para toda a população, procurando atendê-los no que for possível” ressalta o balanço.
Ainda próximo ao centro de Jandira, foi realizado o serviço de limpeza, roçagem e capinagem no talude da Rua William Wadell e no escadão ao lado da clínica São João.
Durante o mês de maio foram implantadas duas lombadas, uma na Rua Monteiro Lobato-Jardim Cristiano, e outra na Rua das Hortências-Jardim Marília.
A operação tapa-buraco continua atuando na cidade, com destaque para buracos tapados nas ruas: Ver. Osmar de Oliveira-Jardim Cristino e Francisca Maria Bueno- Jardim N. Sª de Fátima.
O relatório de realizações do mês de Maio destaca a reforma do Telhado da Bica, localizada na Rua Antônio Lopes Tempos – Jardim Gabriela.
As obras de maior complexidade no mês, foram: a desobstrução da Rua Diadorim no Bairro Mirante; abertura de um novo acesso à pedestres entre a Rua Amapá, Vila Mercedes e a Via Expressa Amauri S. Barufi; manutenção das barreiras de concretos das margens do Rio Barueri-Mirim; e Canalização, com substituição de grelha, realizada na Rua Camboriú – Bairro Vale do Sol.
Visitamos a desobstrução realizada na Rua Diadorim-Mirante de Jandira, onde conversamos com o morador da via, Gustavo Costa de Oliveira, que nos afirmou:
“Hoje conseguimos ver a parte de baixo da rua Diadorim, porque antes achávamos que tratava-se de uma extensão do barranco.”.
Também conversamos com o Engenheiro da Secretaria de Planejamento e Habitação Elton Luís Alves Cyriaco, CREA: 50696561-46, sobre a manutenção das barreiras de concretos das margens do Rio Barueri-Mirim, ele nos afirmou que:
“No caso desta obra, já víamos um certo deslocamento das barreiras e rachaduras na avenida, o que sinalizava a possibilidade de um deslizamento, por isso, o reparo na barreira foi essencial para evitar maiores problemas” afirmou.
Dentre os ‘maiores problemas’ apresentados pelo Engenheiro Elton, está a inviabilização da Avenida, com o deslizamento levando parte dela para o leito do rio, o que ocasionaria um “estrangulamento das margens e consequentemente retorno de vazão, que em período de chuvas, poderia trazer enchentes para diversos pontos da cidade, que estão às margens do rio Barueri-Mirim.
Sobre a criação um novo acesso à pedestres entre a Rua Amapá, localizada na Vila Mercedes, e a Via Expressa Amauri Sebastião Barufi. Tratava-se de uma demanda antiga dos moradores, pois, na Via Expressa há um ponto de ônibus, muito utilizado pelos moradores da Vila Mercedes que não estava de fácil acesso, conforme nos informou o Jandirense Reginaldo, residente da Vila Mercedes há mais de 35 anos:
“Os moradores sabendo da dificuldade começaram a subir um barranco abaixo do ponto de ônibus para ficar mais fácil. Só que quando chove fica muito liso e perigoso subir por esse acesso”, afirmou.
Após a realização da obra, voltamos a conversar com o morador Reginaldo que nos afirmou:
“Nós da Vila Mercedes agradecemos muito, pois ficou muito melhor para quem usa esse ponto de ônibus”
A Canalização, com substituição de grelha, realizada na Rua Camboriú – Bairro Vale do Sol foi detalhada pelo Secretário, da seguinte forma:
“Devido ao acesso de muitos carros mais pesados na via, a grelha anterior não estava suportando e, por isso, foi necessário realizar a canalização com tubos de concreto, e posteriormente o asfaltamento da região dos tubos.” detalhou o Secretários de Obras de Jandira Silvio Soares.
A Secretaria de Obras continua atuando diariamente e, a Secretaria de Obras informa que, em breve, terão novas atualizações para a população jandirense.