SEADE aponta avanço de Itapevi no ranking de indicador de riqueza

SEADEiDados publicados pelo SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), órgão vinculado ao governo paulista, apontam que Itapevi subiu 43 posições no ranking de indicador de riqueza municipal, entre os anos 2004 e 2008.

A cidade ocupa – desde o levantamento feito em 2008 – a 56ª posição neste ranking, dentre os 645 municípios paulistas. A informação é parte do estudo que culminou em mais uma edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS), emitido pelo Instituto. De acordo com o estudo – que é feito a cada dois anos – desde 2004, o município de Itapevi vem ganhando posições neste ranking, ocupando naquele ano a 99ª posição e, em 2006, a 77ª colocação.

Segundo o vice-prefeito de Itapevi, engenheiro Jaci Tadeu da Silva, este índice corrobora o sucesso das políticas desenvolvimentistas implementadas pela administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer. “Desde 2005, retomamos a vocação progressista de Itapevi, aproveitando a localização privilegiada da cidade e concedendo incentivos a empresários que quisessem se instalar no município, visando à ocupação industrial. Nesse período, chegaram à cidade mais de cem empresas de pequeno, médio e grande porte, gerando emprego e renda para Itapevi”, explicou Jaci, também responsável pela pasta de Desenvolvimento Urbano.

Gigantes como a Bomi Brasil, Eurofarma, Centro de Distribuição do Carrefour, Lojas Americanas, Ferla Alimentos e a CacauShow já são uma realidade em  Itapevi, gerando milhares de empregos. Também podem ser citadas a Nylog, Risatec, Nyaço, Furnax, Armazenfrio e Campo Munhox. Além disso, empresas já instaladas na cidade, como a DVR, a PIC e a Instalsom, vem ampliando suas dependências. Construtoras como a Sanca e a GPAR estão implantando 53 galpões industriais na cidade, que serão posteriormente alugados para outras empresas. Também está em andamento a instalação de uma unidade dos Supermercados Lopes, na região da Cohab, que gerará em torno de 500 empregos diretos na cidade.

Índices de outras áreas também apontam o crescimento de Itapevi, como na geração de emprego e renda. Dados oferecidos pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Social ressaltam que, em 2010, foram recolocados mais de seis mil trabalhadores no mercado de trabalho, com apoio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapevi. “O ritmo de crescimento tende a continuar, uma vez que, entre janeiro e fevereiro, o PAT-Itapevi registrou mais de 650 recolocações no mercado de trabalho”, afirmou o vice-prefeito.

Com este crescimento acelerado, a Prefeitura volta suas atenções à capacitação profissional dos moradores. Seguindo a uma linha de trabalho adotada desde os primeiros dias de trabalho à frente do Executivo Municipal, a prefeita Dra. Ruth Banholzer conquistou em 2007 a implantação do Pólo da Universidade Aberta do Brasil, localizada no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab. Atualmente, são oferecidos gratuitamente os cursos superiores de Administração (UFOP), Sistemas de Informação e Pedagogia (UFSCar), além dos cursos de especialização Ambiental (UNIFESP), Gestão Pública (UTFPR) e Diversidade e Cidadania (UNESP). Já em 2009, Dra. Ruth também implantou os cursos técnicos de nível federal de Administração e de Informática para Internet (web-designer) da e-Tec, na mesma unidade. Atualmente, o Pólo atende a mais de 800 pessoas na cidade.

“Os pólos da UAB e da e-Tec representam excelentes ferramentas para a qualificação profissional de moradores de Itapevi, visando à ocupação de vagas de trabalho na cidade. Para os próximos anos, buscamos ampliar ainda mais o número de cursos, acompanhando, assim, o imenso desenvolvimento pelo qual nossa cidade vem passando”, conclui Dra. Ruth.

Relacionados