Resolve Fácil Empresa é Inaugurado em Itapevi

Para estimular a economia, Itapevi inaugurou a unidade Resolve Fácil Empresa nesta segunda (3). O espaço fica instalado na rua Agostinho Ferreira Campos, 752, Jardim Nova Itapevi e será destinado à empresários e empreendedores, que desejam investir no município.

A inauguração contou com a palestra do empreendedor em série Wilson Poit. Fundador da Poit Energia, empresa líder do segmento de energia temporária da América Latina, ele é empreendedor Endeavor desde 2002. Recebeu o prêmio “Empreendedor do Ano” da Ernst & Young.

Também foi secretário municipal de Desestatização e Parcerias nas gestões de Fernando Haddad, João Doria e Bruno Covas e conduziu o Plano Municipal de Desestatização. Atuou ainda como diretor Superintendente do Sebrae-SP entre 2019 e 2022.

Detalhes do espaço

O local conta com infraestrutura e um amplo espaço público voltado à inovação. Por meio do sistema Sandbox – plataforma que facilitar de testes e alterações das aplicações, durante a produção das mesmas –, Resolve Fácil Empresa terá foco na formação de ideias, novos projetos e negócios inovadores.

Segundo a Prefeitura, a previsão é de realizar cerca de 3,5 mil atendimentos. O espaço conta com acesso à internet de alta velocidade, estações de trabalhos confortáveis, ambientes para reuniões entre empresários, pessoas e a Prefeitura, além de um auditório versátil para eventos.

O empreendimento tem também espaço maker e auditório, salas de reunião e de treinamento, de eventos e de vídeo lounge.

A estrutura de um ambiente reservado para o funcionamento de um Coworking que vai abrigar as empresas e um Hotel de Projetos. Nesse local, será possível compartilhar experiências entre as companhias e profissionais em um mesmo lugar, possibilitando a busca de novas oportunidades e intercâmbio profissional.

Além disso, o Resolve Fácil Empresa também vai unificar os diversos serviços públicos necessários para abertura, alteração, legalização e baixa de empresas, como Banco do Povo Paulista, Sebrae, entre outros. No mesmo local, conta com um serviço de emissão de guias e boletos de arrecadação de tributos municipais.

O novo espaço também reunirá alguns serviços já disponíveis para esse público, que migraram do Resolve Fácil na Cidade Saúde. Confira abaixo mais detalhes sobre as atividades oferecidas.

Banco do Povo Paulista

Já em funcionamento na cidade, o Banco do Povo Paulista oferece seus serviços através do convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a Prefeitura, o programa visa liberar o microcrédito produtivo a empreendedores e microempresas, com juros mais baixos como forma de estimular novos negócios.

O empreendimento terá espaço maker e auditório (Sidinei Lopes/Prefeitura de Itapevi)

Sebrae

A unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que funciona também na unidade Resolve Fácil da Cidade Saúde terá atendimento aos MEIs, micros, pequenos e médios empresários no novo ambiente.

Entre os serviços oferecidos, estão a emissão de boleto mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a expedição do Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de formalizar, alterar os dados e até fechar o Microempreendedor Individual (MEI).

“O Sebrae também conta com o parcelamento do Simples Nacional. Fora isso, continua a oferecer cursos que auxiliam o empreendedor a regularizar seu negócio, ensinam mais sobre fluxo de caixa, formação de preços, além das oficinas online”, explicou a administração municipal.

Hackathon

O Resolve Fácil Empresas ainda contará com um Hackathon, que irá criar maratonas de desenvolvimento inovador para reunir talentos tecnológicos. A ação visa estimular a promoção de soluções que causem impactos tanto para o mundo empresarial quanto para o setor público.

A palestra de abertura do local feita pelo empresário Wilson Poit.(Nilton Ramos)

Hotel de Projetos

Segundo a gestão municipal, será espaço para fomentar as iniciativas acadêmicas. Essa área do vai englobar trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que geram ideias ou projetos inovadores que possibilitem transformá-lo em um negócio sustentável.

Incubadora de Empresas

O local dará suporte às micro e pequenas empresas em estágio inicial para que elas sobrevivam no mercado. A Incubadora de Empresas oferecerá mentorias, treinamentos, cursos de capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios e conexão com o mercado por meio da Aceleradora de Startups. Tudo isso será oferecido pelo Sebrae.

Laboratório Maker

Será um espaço para empreendedores transformarem a teoria em prática. Um lugar destinado à criação de protótipos, desenvolvimento de softwares e outras novidades tecnológicas.

Condomínio de empresas

As empresas participantes vão compartilhar a infraestrutura do Resolve Fácil. Servirá para uso dos empreendedores que tenham a necessidade de realizar a abertura ou transferência de Pessoa Jurídica (PJ) de pequeno e médio porte para este local com serviços de mão de obra.

Economia, Empreendedorismo, Empreendedorismo Itapevi, Fomento ao Empreendedorismo, resolve fácil, Resolve Fácil Empresa, Resolve Fácil Empresa Itapevi, Resolve Fácil Itapevi, Tecnologia

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

Relacionados