Quinta escola de madeira é demolida pela Prefeitura de Itapevi

Mais uma escola de madeira foi demolida, nesta segunda-feira (10), pela Prefeitura. Ela dará lugar à uma unidade escolar moderna no futuro. A demolição aconteceu no Cemeb Vinícius de Moraes, no Jardim Itacolomi. Esta foi a quinta  derrubada em apenas três anos.

Na última quarta-feira (5), a quarta escola de madeira teve o mesmo fim. O antigo Cemeb Professora Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita, dará lugar à primeira Creche de Tempo Integral de Itapevi.

Todos os 264 alunos dos 2º, 3º e 5º anos, que estudavam na unidade do Jardim Itacolomi foram transferidos para a Escola do Futuro do Santa Rita, ainda na primeira quinzena de março deste ano, período que antecedeu a pandemia e o fechamento oficial das unidades escolares no município.

“Estamos deixando o legado das escolas de madeira para trás. Reforçamos a importância de construirmos no lugar das unidades demolidas equipamentos públicos novos, modernos e estruturados e que atendam às necessidades da população. Em todos os locais teremos espaços com acessibilidade e dignidade para os nossos cidadãos”, destacou o prefeito Igor Soares.

O Cemeb Vinicius de Moraes foi demolida parcialmente. A estrutura de alvenaria foi mantida. O projeto da nova unidade está em elaboração.

Escola do Futuro do Santa Rita

A região do Jardim Itacolomi conta com a Escola do Futuro de Tempo Integral do Santa Rita, inaugurada em março, na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva. A nova unidade tem capacidade para mil alunos que foram transferidos do Cemeb Professora Irany Toledo de Moraes, recém-desativado, e parte dos estudantes do ensino fundamental do Cemeb Vinícius de Moraes, no mesmo bairro.

A exemplo da primeira Escola do Futuro Tarsila do Amaral, inaugurada em 2019, no Parque Suburbano, a unidade do Jardim Santa Rita está conectada com as novas demandas da sociedade e contará com a plataforma Google for Education, com ferramentas digitais que irão ajudar professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo globalizado.

Além da terceira Escola do Futuro que está sendo construída na Vila Dr. Cardoso, a Prefeitura já tem projeto para implantar a quarta unidade, em Amador Bueno, que inicia as obras em 2021.

Fim das escolas de madeira

No início de 2017, a Prefeitura contabilizou seis escolas construídas em madeira. Todas serão demolidas até o final deste ano. A primeira demolida foi o Cemeb Maria Clara Machado, na Cohab, em setembro passado. No local, será construída uma moderna unidade básica de saúde.

Em fevereiro, a estrutura antiga do Cemeb Padre Giovanni Cornaro, no Cardoso, foi demolida. No espaço está sendo construída a terceira Escola do Futuro. As obras foram iniciadas em abril.

Em março, foi demolido o prédio que abrigou o antigo Emic (Escola Municipal de Integração da Criança), o Cemeb Prefeito Romeu Manfrinato e, até fevereiro, atendia os alunos da Escola Livre de Música de Itapevi. A demolição foi na Avenida Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste). Nesta segunda-feira (10) foi a vez do Cemeb Vinicius de Moraes.

A Prefeitura ainda estuda a solução para o Cemeb Machado de Assis, no Jardim Cruzeiro, também de madeira.

A iniciativa da demolição é parte do programa Educa Itapevi, que como forma de melhorar a qualidade de ensino determina o fim das escolas de madeira na cidade e ainda tem como meta fazer da educação em Itapevi uma referência nacional.

Relacionados