O treinamento faz parte do programa de formação continuada ministrado pela equipe de nutrição da Secretaria
A alimentação escolar tem tido grande protagonismo na atuação da Secretaria de Educação de Jandira, e não poderia ser diferente dada a importância dela no desenvolvimento das crianças.
Dito isto, o departamento de nutrição da Secretaria de Educação está aplicando treinamento de boas práticas a todos profissionais da alimentação escolar do município.
O treinamento inicia tratando de questões organizacionais e administrativas como prestação de contas junto ao gestor da unidade escolar, corresponsabilidade e orientações sobre os tipos de faltas, carga horária e remanejamento de colaboradores.
A parte mais técnica começa no tratamento da importância dos registros, tanto da entrada e saída dos alimentos, quanto das mais diversas ocorrências quanto à alimentação escolar.
Logo em seguida, existe uma reflexão sobre as responsabilidades dos profissionais de cozinha, passando pelo uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e pelo detalhamento dos tipos de contaminação (física, biológica, química e ambiental), que devem ser eliminadas.
Ainda falando sobre o ambiente de trabalho, o treinamento destaca a importância da higiene individual, do ambiente e dos utensílios. Além de destacar os motivos que levam a proibição do uso, na cozinha, de adornos (brincos, correntes, anéis, pulseiras e relógio) e celular.
A equipe de nutricionistas reforçou que a Lei 9294/96 proíbe o uso de cigarro em recinto coletivo fechado, o que inclui as unidades escolares.
Antes do último tema da formação, o treinamento aborda questões relacionadas à gestão do estoque, como, por exemplo, a higiene e também sua organização a partir da metodologia PVPS (Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair).
Por fim, foi realizada uma ampla reflexão sobre o cardápio além de uma roda de conversa, onde os nutricionistas esclareceram as dúvidas dos profissionais presentes.