Processo seletivo para os cursos técnicos em Itapevi acontece neste domingo (13)

Processo_Seletivo__e-Tec_BrasilA Prefeitura de Itapevi realizará, neste domingo (13), o processo seletivo para a formação das novas turmas dos cursos técnicos de Administração e Informática para Internet (Web-designer) da e-Tec Brasil.

O projeto, conquistado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer junto ao Governo Federal, representa a oportunidade inédita da população ter acesso gratuito a cursos técnicos de nível federal sem precisar se dirigir a outras cidades, por meio do já consagrado sistema de Ensino à Distância (EAD).

Essas serão as terceiras turmas criadas pelo polo da e-Tec em Itapevi, que atualmente atende cerca de 200 alunos. As primeiras turmas foram formadas no segundo semestre de 2009, quando 1.400 pessoas participaram do processo seletivo.  De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, até o momento, a e-Tec Brasil de Itapevi já ofereceu 300 vagas para ambos os cursos, em processos seletivos que contaram com 1.900 inscrições.

Para Dra. Ruth, tais números refletem a demanda existente por cursos de nível técnico em Itapevi, necessidade que, segundo ela, sempre foi utilizada por maus políticos para angariar votos. “Durante anos, nossa população confiou em falsas promessas sobre a vinda de escolas técnicas para o município. Por isso, tenho muito orgulho de ter sido responsável pela implantação da primeira escola técnica de Itapevi”, comenta a prefeita.

O curso técnico de Administração, em convênio com o Instituto Federal de Caraguatatuba (SP), tem duração de três semestres e qualifica o estudante para executar as funções de apoio administrativo em organizações, controlar os procedimentos organizacionais, arquivar e organizar contas a pagar, dentre outros.

Já o técnico em Informática para Internet (Web-designer), fruto de uma parceria com o Instituto Federal de São João da Boa Vista, possui duração de dois anos e capacita o aluno para atuar em diversos ramos e áreas, como no desenvolvimento de rotinas de cálculo e tomadas de decisão, manipulação de base de dados mono ou multiusuário, domínio de ferramentas de programação visual, dentre outras funções.

As aulas presenciais dos cursos são ministradas normalmente aos domingos e as atividades e leituras são realizadas via Internet, bem como discussões sobre os temas. Além disso, os alunos podem tirar suas dúvidas com os tutores presenciais durante a semana, das 19 às 22 horas e aos sábados das 9 às 16 horas, bem como a realização das tarefas.

E a cidade já começa a produzir seus primeiros profissionais formados pela e-Tec. Em dezembro do ano passado, 20 alunos concluíram o curso de Administração e deverão receber o diploma em cerimônia prevista para acontecer em abril deste ano. “A primeira turma de Informática também receberá seu certificado em agosto, demonstrando o sucesso deste projeto”, comenta o coordenador dos cursos em Itapevi, Roberto Carlos Ribeiro.

O processo seletivo deste domingo acontece a partir das 13h, no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, situado à avenida Pedro Paulino, 74, Cohab. 

Relacionados