Prefeitura realiza Dia D de Vacinação contra Gripe e Sarampo no sábado (30)

Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos

A Prefeitura de Itapevi realiza, no sábado (30), o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, das 8h às 17h, nas unidades de saúde Cohab, Amador Bueno, Cardoso, Rainha, Suburbano, Rosemary, Santa Cecília e Gióia, para idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

No mesmo dia, nas unidades citadas, também será realizado o Dia D contra o Sarampo – campanha destinada exclusivamente a crianças menores de cinco anos e profissionais de saúde que precisam atualizar a carteira de vacinação.

Durante a semana, a vacinação contra a gripe continua das 9h às 15h30 em todas as unidades de saúde da cidade, respeitando o calendário do público-alvo liberado.

Até o dia 29/4 podem se vacinar idosos e profissionais da saúde e, a partir do dia 30, também crianças. Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebês há 45 dias) começam a ser vacinadas no dia 02/5; professores, pessoas com deficiência e comorbidades, a partir de 9/5.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Gripe

A vacina do Butantã contra a gripe (influenza) é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Alergia a ovo

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Confira o calendário de vacinação contra a gripe em Itapevi:

– 28/3: Idosos acima dos 80 anos;

– 4/4: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;

– 30/4: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade (gripe e sarampo);

– 02 de maio: Gestantes e puérperas;

– 9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;

– 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Unidades de vacinação – Dia D contra a Gripe e Sarampo – 30/4*

Cohab (R. Sebastião Mamede, 205)

Amador Bueno (R. Bambina Amirabile Chaluppe, 200)

Cardoso (R. Padre Giovanni Cornaro, 277)

Rainha (Rua Prof. Dimarães Antonio Sandei, 123, Vila Nova Itapevi)

Suburbano (R. Alphélia Josefina Simionato Moreno, 275)

Rosemary (R. Serra dos Bororós, 32)

Santa Cecília (Rua Dos Camarões, 123)

Gióia (R. Silvio Nogueira, 86)

Relacionados