Prefeitura realiza capacitação de servidores sobre aplicação da lei de acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Iniciativa fortalece a rede de proteção entre os docentes

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Itapevi promoveu uma capacitação para cerca de 180 profissionais, entre servidores públicos municipais e estaduais, além de representantes de organizações da sociedade civil, sobre a aplicação da lei federal 13.431/17 – Lei da Escuta Especializada e o acolhimento da revelação espontânea na violência sexual contra crianças e adolescentes, no âmbito municipal.

A ação faz parte do trabalho continuado e permanente em rede, cujo tema ganha grande visibilidade da sociedade civil com o “Maio Laranja”, mês que tem como objetivo conscientizar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro.

Participaram da iniciativa servidores ligados à rede de proteção à criança e adolescente (Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Segurança), Conselho Tutelar, polícias Civil e Militar e representantes das organizações da sociedade civil com atendimento direto à criança e adolescente.

Denuncie

Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie. Sua colaboração é fundamental para garantir a segurança e proteção de nossas crianças e adolescentes. Ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180.

Ainda é possível entrar em contato com a Polícia Civil pelo Disque Denúncia 197, Polícia Militar 190, GCM 199 e 153, e Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi 4450-6779, além do Ministério Público 4141-0970.

Relacionados