Prefeitura realiza 31º Mostra de Teatro de Itapevi

Espetáculos acontecem entre 23 de novembro e 4 de dezembro, na Kolping Cristo Rei; ingressos são gratuitos e devem ser retirados com até 30 minutos de antecedência

A Prefeitura de Itapevi começa, na próxima quarta-feira (23), a 31ª Mostra de Teatro de Itapevi, promovida pelos alunos da Escola Livre de Teatro e Circo. Os espetáculos acontecem na Kolping Cristo Rei (Rua Helena de Abreu da Silva, 33, Nova Itapevi). As apresentações vão até o dia 4 de dezembro.

As peças teatrais são gratuitas e os interessados devem retirar o ingresso gratuitamente no local, com no mínimo 30 minutos de antecedência. Os bilhetes serão entregues por ondem de chegada, até atingir a capacidade de público do espaço. A programação completa e classificação indicativa podem ser conferidas abaixo.

O espetáculo Querô, com texto de Plínio Marcos e direção de João Pedro Alves, abre a mostra, composta por 10 peças, incluindo obras, como: A Tempestade, de William Shakespeare, Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues e O Bem Amado, de Dias Gomes.

As atividades exibem a preparação artística semestral dos estudantes da Escola Livre de Teatro de Itapevi, que apresentarão na Mostra o que aprenderam e estudaram ao longo das aulas.

Curso de Teatro

O curso de Teatro é dividido em quatro módulos de seis meses cada, nos quais os alunos aprendem sobre História do Teatro, Práticas Teatrais, Jogos, Preparação de Espetáculos e Sensibilização Artística. Já o curso de Circo tem o objetivo de impulsionar novas possibilidades expressivas, com aulas de acrobacias, malabares, portagens e clown, dentre outros.

As aulas acontecem na Escola Livre de Teatro e Circo, na Secretaria de Cultura e Juventude (Avenida Luiz Manfrinato, 194, 2º andar, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-1871 (Ramal 24).

Confira a programação:

23/11 (quarta-feira) – 19h30 – Querô

Sinopse: Querô é um menor abandonado, criado pela vida. Sobrevivendo sozinho na região portuária de Santos, em situação de pobreza e abandono. Querô não se dobra à disciplina da Febem, ao jogo fácil do tráfico de drogas e, muito menos aos policiais corruptos que o perseguem.

Texto: Plínio Marcos

Direção: João Pedro Alves

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 14 anos

25/11 (sexta-feira) – 19h30 – O Rapto de Gaya

Sinopse: A deusa Gaya é raptada a pedido da malvada feiticeira Niala. Mas Niala não esperava que a união dos seres da floresta a tiraria do poder trazendo a mãe natureza novamente.

Texto: Silvia Elias

Direção: João Pedro Alves e Wil Souza

Gênero: Drama

Classificação indicativa: Livre

26/11 (sábado) – 18h30 – O Núcleo

Sinopse: O que a juventude sente diante de uma guerra, o que somos e o que precisamos ser, lutar por direitos, isso não é uma guerra, isso é uma revolução.

Texto: colaborativo

Direção: Bruna Souza

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 16 anos

26/11 (Sábado) – 20h30 – Pode ser que seja só o leiteiro lá fora

Sinopse: Sete, diferentes, pessoas encontram uma casa abandonada e resolvem passar a noite fugindo de uma insistente chuva. Nesse pequeno período discutem sobre a vida, suas vontades e medos… A ilusão começa a tomar corpo e as verdades modificadas num borbulhar de emoções e “desemoções”. O pudor do corpo perde o sentido e fica apenas o desejo de ser o que quiser e a liberdade em ser o que se pode ser.

Texto: Caio Fernando Abreu

Direção: João Pedro Alves e Débora Liz

Gênero: Drama

Classificação indicativa: Livre

27/11 (Domingo) – 19h30 – Senhora dos Afogados

Sinopse: A família Drummond tem o mar como destino, sérios e frios, sofrem por seus atos sem chorar, transitando entre a loucura e a sanidade como o vai e vem do oceano.

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Bruna Souza

Gênero: tragédia

Classificação indicativa: 14 anos

29/11 (Terça-Feira) – 19h30 – Narrativas despretensiosas e não governamentais – Grupo Narciso

Sinopse: Narrativas sobre as emoções que assolam dentro de mim. “Eu sempre quis te dizer várias coisas. Sempre quis dizer o quanto doeu sua partida desesperada. Para um lugar longe de mim dos – meus – espinhos (saudades do meu ex). Em todos, todos, os momentos falidos eu estive aqui, pensou Yara”.

Texto:  Wesley Furquim

Direção: Wesley Furquim

Gênero: Palco Alternativo

Classificação indicativa: 14 anos

02/12 (Sexta-Feira) – 14h – Bruxas de Salem

Sinopse: Em Salem, no fim do século XVII, a jovem Abigail Williams e outras mulheres são acusadas de bruxaria por ter supostamente planejado matar Elizabeth , mulher do fazendeiro John Proctor, com quem tivera um romance. Ardilosa e influenciadora Abigail Williams faz uma reviravolta na pequena Salem na tentativa de se livrar da força.

 Texto: Arthur Muller

Adaptação: Helton Lima

Direção: Talita Admertides

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 12 anos

– 03/12 (Sábado) – 19h30 – O Bem Amado

Sinopse: Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira, é o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seus objetivos, tem como meta a inauguração do primeiro cemitério municipal. Ele tem o apoio das irmãs cajazeiras e seus funcionários, mas enfrenta a oposição de Neco Pedreira, dono do único jornal da cidade.

Texto: Dias Gomes

Direção: Rodolfo Souza

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: 12

04/12 (Domingo) – 13h – Tem Folclore na Floresta

Sinopse: Clarinha e Julinha estão visitando o sítio da avó e no meio de uma brincadeira na floresta aprendem com curupira e seus amigos como cuidar e respeitar a natureza.

Texto: Paulo Sacaldassy

Direção:Bruna Souza e Rodolfo Souza

Gênero: Infantil

Classificação indicativa: Livre

04/12 (Domingo) – 19h30 – A Tempestade

Sinopse: Depois de passar doze anos abandonado numa ilha deserta ao lado de sua filha Miranda, Próspero resolve fazer justiça. Para recuperar o trono, o antigo duque de Milão utiliza seus conhecimentos de magia e provoca uma grande tempestade, fazendo naufragar o navio em que estão seus traidores e trazendo-os para perto de si.

Texto: William Shakespeare

Direção: João Pedro Alves e Hélton Lima

Gênero: drama

Classificação indicativa: livre

Relacionados