Prefeitura inicia revitalização da área de nascente no Parque Wey

Nova área de lazer receberá 828 árvores nativas da Mata Atlântica e terá uma trilha

A Prefeitura de Itapevi inicia nesta segunda-feira (18) a recuperação da nascente d’água existente em uma área pública de 5 mil metros quadrados, localizada no Parque Wey, entre as ruas Rodolfo Voight e Paloma. Trata-se de uma das mais antigas minas da cidade. Para essa revitalização, no espaço se transformará em um Parque Ecológico com a limpeza do terreno, instalação de gradil em torno do espaço, plantio de 828 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a construção de uma trilha de 300 metros com travessia de madeira sobre o curso natural da nascente.

Com isso, a cidade vai deixar de ter um ponto de descarte irregular e ganhará um novo parque para atender um antigo pedido dos moradores da região. O local também é uma área de Preservação Permanente. A revitalização faz parte das 65 ações em comemoração ao aniversário da cidade.

“Essa recuperação é de extrema importância porque vai preservar uma nascente antiga e, ao mesmo tempo, transformará uma área que hoje está degradada em área de lazer e de proteção ao meio ambiente”, destaca o prefeito Igor Soares (Podemos).

Como será o reflorestamento

Para a recuperação da área que está degradada, o local passará por um processo de reflorestamento que irá plantar as árvores nativas do bioma da Mata Atlântica. Dentro dessa etapa, a inserção das espécies vai obedecer critérios, conforme a legislação vigente.

Como forma de garantir a preservação das árvores colocadas no terreno, o gradeamento será o equivalente a 280 metros lineares. O passeio interno (trilha) vai interligar os portões 1 de acesso, a ser implantado na Rua Rodolfo Voight até o de número 2, na Rua Paloma. A área onde tem a nascente contará ainda com uma calçada ecológica.

A Prefeitura também pretende organizar uma oficina de sensibilização junto aos habitantes próximos ao local sobre a importância da revitalização na nascente. Isso ocorrerá por meio da disseminação de informações para reduzir as ações que provocam a degradação do local.

Relacionados