Prefeitura implanta fibra ótica em unidades de saúde de Itapevi

A Prefeitura deu início, em agosto, à instalação de fibra óptica em órgãos públicos do Itapevi. A ação integra o projeto Conecta Itapevi, que visa conectar os prédios municipais com mais rapidez e eficiência à rede mundial de computadores – em especial as unidades de saúde, ensino e assistência social da cidade.

Até o final de novembro, todos os equipamentos de saúde já estarão conectados por meio de fibra óptica, com velocidade de 20 MB, dez vezes superior à atual. Além de melhorar a prestação dos serviços, o dispositivo permitirá, em médio prazo, a implantação de um sistema pioneiro para que toda a rede municipal de saúde compartilhe e tenha acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes.

Ao todo, serão instalados aproximadamente 90 quilômetros de cabos de fibra óptica em diversos bairros da cidade. O trabalho está sendo realizado pela Stemme Telecomunicações, vencedora do processo de licitação iniciado em dezembro do ano passado.

“A instalação da fibra óptica é o primeiro passo que estamos dando para a implantação de uma cidade verdadeiramente digital, com sistemas de informação interligados e conexão de qualidade”, disse o prefeito Igor Soares.

Desde o final de setembro, parte das secretarias municipais já está operando com a tecnologia e até 31 de outubro, cerca de 20% das escolas municipais passam a contar com a banda larga de altíssima velocidade. A instalação do cabeamento começou pela região central e já está sendo ampliada para regiões mais distantes, como Amador Bueno e Nova Cotia.  

Outra vantagem da instalação da fibra óptica é que os serviços de monitoramento por câmeras da cidade ficarão mais efetivos, no futuro.

“Com esta tecnologia, será possível a utilização de equipamentos de vídeo mais modernos e de alta definição, o que permitirá uma atuação mais ágil também na área de segurança pública”, explicou Francis Toshimitsu, diretor de Tecnologia da Informação de Itapevi.

 

Praças com WiFi grátis

A instalação da fibra ótica trará ainda mais benefícios à cidade. 

Em dezembro, quatro praças da cidade receberão sinal de Wi-Fi gratuito. Até o primeiro semestre de 2019, serão 10 praças com a nova tecnologia. Cada ponto terá internet de 10MB, possibilitando o acesso simultâneo de até 250 usuários por praça. 

Assim que o sistema for instalado, o cidadão poderá usufruir de 1h de internet por dia nos pontos de Wi-Fi, que poderão ser acessados por smartphones, notebooks e tablets.

Ao se cadastrar, o usuário será direcionado à uma página perguntando se deseja logar diretamente via Facebook ou mediante preenchimento de cadastro com fornecimento de dados pessoais.

 

Onde ficarão as Praças com Wi-Fi Gratuito?

1) Praça Carlos de Castro (Avenida Rubens Caramez – Centro);

2) Praça 18 de Fevereiro (Avenida Rubens Caramez – Centro);

3) Praça Cristo – Irmão Francisco (Rua Aquino José dos Santos – Vila Aurora);

4) Praça José Batista Silveira (Rua Geraldo Vasques – Jardim Nova Itapevi);

5) Praça Nelson Mandela (Rua Elisabete com a Rua André Cavanha – Vilas Dr. Cardoso);

6) Praça Paulo França – Estação Amador Bueno;

7) Estádio Municipal André Nunes Jr. (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei – Jardim Nova Itapevi);

8) Velório Municipal (Rua Gaudêncio Barbosa, 499 – Jardim Julieta);

9) Ginásio de Esportes Municipal (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) 

10) Terminal Central de Ônibus (Rod. Cel. PM Nelson Tranchesi – Vila Dr. Cardoso).  

 

Relacionados