Hospital Albert Einstein apresenta propostas para melhorar saúde de Itapevi

Na segunda-feira (15), profissionais do Hospital Albert Einstein apresentaram ao prefeito Igor Soares relatório de avaliação dos serviços de saúde em Itapevi. O estudo teve início no mês de junho, e apresentou uma série de sugestões que podem ser implantadas para melhorar o atendimento à população.

Entre as ações propostas, estão a implantação de novos protocolos de atendimento e de diretrizes de procedimentos administrativos e de recursos humanos. Além disso, o estudo enfatiza a reestruturação do atendimento básico de saúde.

Segundo o levantamento, se bem estruturadas com recursos humanos, equipamentos e insumos em quantidade suficientes, as unidades básicas de saúde são capazes de resolver 90% das demandas da população.

“Vamos focar principalmente na atenção básica, priorizando o atendimento preventivo e humanizado. Para tanto, vamos contratar mais médicos e funcionários para dar mais agilidade ao processo”, explicou o prefeito Igor Soares.

O relatório foi feito a partir de oficinas de discussão e visitas às unidades de saúde. Cerca de 40 gestores da saúde do município nas áreas de Urgência, Emergência e de Atenção Básica participaram da avaliação, incluindo pessoal administrativo, coordenadores, enfermeiros e médicos.

           

Gestão Integrada

Além da contratação do Hospital Albert Einstein para analisar a área, a Prefeitura criou uma comissão de trabalho que iniciará o projeto piloto, no Pronto Socorro Central, do Sistema de Gestão Integrada e Informatizado na saúde pública do município.

A iniciativa ainda abrangerá duas Unidades Básicas de Saúde, como parte desta fase inicial, para melhorar a integração sistêmica, que permitirá, no futuro, que todas as unidades da cidade compartilhem informações entre si, com um prontuário do paciente desde o seu início até a evolução completa do quadro clínico.

As medidas, diz o prefeito Igor, atendem a uma reivindicação da população por melhorias na área, sinalizando os esforços do governo para resolver a questão.

“O munícipe ganha em termos de qualidade de saúde porque terá um controle em prontuário da evolução médica e de enfermagem da saúde dele que poderá ser compartilhada, futuramente, quando receber atendimento em qualquer outra unidade de saúde de Itapevi”, diz.

Relacionados